UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: FERNANDA COSTA MARTINS GALLOTTI
26/01/2021 08:08

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA COSTA MARTINS GALLOTTI
DATA: 12/02/2021
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: Metodologias ativas na formação do enfermeiro: Implicações na prática profissional.
PALAVRAS-CHAVES: educação em enfermagem; tomada de decisão clínica; aprendizagem ativa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Constantes mudanças no mercado de trabalho associadas ao crescimento doensino superior nos campos de conhecimento, vêm conduzindo mudanças nos perfis dosprofissionais e nos modelos de educação, sendo de grande importância a utilização demétodos e estratégias de ensino apropriadas na educação do enfermeiro para tornar suaformação e aprendizado mais eficazes. Objetivo: Investigar a percepção dos docentes ediscentes sobre a utilização e contribuições metodologias, estratégias de ensino e práticaspedagógicas utilizadas na formação profissional do enfermeiro. Metodologia: O estudoconsiste em metodologia mista e foi realizado em quatro etapas: (1) Revisão de escopopara identificar as evidências disponíveis na literatura sobre metodologias ativasutilizadas no ensino em enfermagem com foco na tomada de decisão clínica. A estratégiade busca foi desenvolvida usando termos relacionados a: “students nursing”,“Clinical Decision-Making”, “Problem Solving”, “problem-based learning”. (2) estudotransversal, que avaliou os modos preferenciais de aprendizagem de 681 alunos deenfermagem e a prática docente de 40 professores por meio de questionário em escalaLikert. (3) pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, desenvolvida através datécnica de grupos focais, com alunos no último ano do curso de enfermagem de umainstituição de ensino superior. Os grupos focais foram conduzidos com base na mesmaentrevista semiestruturada, o que garantiu que tópicos-chave semelhantes fossemdiscutidos por cada grupo. Resultados: Na revisão de escopo, 18 artigos preencheram oscritérios de inclusão. Nestes, diferentes métodos e estratégias de ensino foram citados,com destaque para as simulações realísticas e aprendizagem baseada em casos. Os estilosde aprendizagem predominantes entre os alunos foram: ativo, visual, sequencial esensorial. Os resultados quanto a prática docente aponta que apesar de sinalizarem autilização de estratégias inovadoras, não reconhecem as formas preferidas deaprendizagem das turmas. Os dados do grupo focal resultaram em três categorias e suasunidades de significado: estratégias de ensino, formação docente e protagonismodiscente. Os acadêmicos de enfermagem não tinham tanto conhecimento acerca dos tiposde metodologias ativas, contudo, ficou evidente que os mesmos reconhecem suautilização como componente essencial da sua formação e apontam sua importância nadesenvoltura na prática clínica. Conclusão: Os resultados obtidos apontam que asmetodologias e estratégias de ensino aprendizagem são aplicadas de forma isolada noscursos, fomentam desenvolvimento de competências, contudo, apresentam fragilidadesvoltadas a domínio docente e envolvimento discente. Esses achados possibilitam que àsInstituições de Ensino Superior, reavaliem o processo de ensino-aprendizagem e realizemalterações que impliquem na melhoria das práticas pedagógicas, resultando em aprimorara educação e a forma como os discentes são preparados para atuarem na assistênciaclínica.

Externo à Instituição - CARINE SANTANA FERREIRA MARQUES
Externo à Instituição - CHIRLAINE CRISTINE GONÇALVES
Externo à Instituição - DANIELE MARTINS DE LIMA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS