Banca de DEFESA: JEFFERSON DO CARMO ANDRADE SANTOS
25/01/2021 07:50
A oferta ampliada de tecnologias tem gerado conflitos que desestabilizam estruturas e práticas sociais. Com isso, os contextos educacionais têm demandado cada vez mais o empreendimento de uma consciência crítica que perceba a problematização como processo interpretativo marcado pelo dissenso. Nessa direção, os letramentos digitais mostram-se como práticas sociais potenciais para a construção de análises críticas no ensino de línguas e linguagens. Diante disso, este estudo possui o objetivo de analisar usos de tecnologias em aulas de língua inglesa para compreender práticas de letramentos digitais subjacentes a esses contextos. O aporte teórico está fundamentado nos estudos sobre letramentos, com destaque para os letramentos digitais. A base teórica dialoga com temáticas flagrantes na sociedade contemporânea, como o pós-digital, a pós-verdade, a inteligência artificial, a realidade aumentada e os estudos da Educação Linguística Crítica. Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação de cunho analítico e está inserida na Linha de Pesquisa de Educação e Comunicação. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram as observações estruturadas e as entrevistas narrativas, que ocorreram a partir do contato com dois professores de língua inglesa de dois campi de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Nordeste. A metodologia de análise dos dados está baseada na Pesquisa Docente de Freeman (1998) em junção com os processos de codificação e os mecanismos de análise de Auerbach e Silverstein (2003). Como resultados, foi possível visualizar que tecnologias analógicas e digitais possuem presença constante nas aulas, principalmente para o acesso aos conteúdos programáticos e informações. Além disso, discussões sobre o impacto dos usos de tecnologias digitais no cotidiano foram empreendidas com base em uma perspectiva de crítica social, em que linguagens variadas são exploradas como meios para a construção de sentidos. Em geral, os usos de tecnologias ocorreram por meio do que chamo de hibridização, aspecto semelhante à convergência de mídias, em que dispositivos analógicos e digitais são utilizados de forma conjunta ou paralela a partir de contextos e demandas sociais variadas.
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