Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SANTOS SILVA
25/01/2021 16:17
Os modos de vida tradicionais e rurais são lastreados pela resistência cultural e simbólica em diferentes territórios. Ao observá-los em solo alagoano, percebeu-se uma significativa organização social no entorno dos bancos comunitários de sementes (BCS) e, com isso, as territorialidades na busca da salvaguarda desses organismos vivos. Nesse contexto, este projeto de dissertação tem como objetivo compreender as estratégias dos agricultores guardiões de sementes crioulas para a construção de territórios alternativos de saberes e de (re)existências, pois se entende que esses sujeitos são guardiões de saberes, herdam essas sementes por gerações e (re)existem pelo cuidado diante das forças globalizantes que buscam dominar territórios em diferentes partes do globo. Na busca dessa compreensão, foram traçados os seguintes objetivos específicos: (i) discutir o território como espaço político, social, simbólico e cultural, construtor de pertencimento e identidades; (ii) identificar as práticas dos agricultores guardiões para com as sementes crioulas; (iii) distinguir os significados materiais e imateriais das sementes crioulas para os agricultores guardiões; e (iv) apreender os sentidos do cuidar atribuídos pelos guardiões. Esta pesquisa elege o enfoque qualitativo para atingir a compreensão do fenômeno em estudo e desvelar o universo de sentidos criados no bojo das tessituras territoriais dos agricultores guardiões de sementes crioulas. Dentre os procedimentos, técnicas e instrumentos adotados estão: observação, revisão da literatura, pesquisa documental, roteiro de observação, roteiro de entrevista, diário de campo, levantamento fotográfico, gravação de áudio, transcrição e análise de conteúdo. Com os balizamentos filosóficos fundantes, foram encontrados a sociedade de consumidores (BAUMAN, 2008), como reflexo do modo de produção capitalista, e o modo-de-ser-cuidado (BOFF, 2004), como opção ao imperativo social que tem levado o planeta Terra ao atual estágio de degradação. Essas bases permitem uma análise da complexidade da sociedade contemporânea e enfatizam o modo de ser dos agricultores guardiões de sementes crioulas como exemplo de cuidado perante a sociedade e a natureza. As sementes crioulas fazem emergir desses territórios alternativos práticas culturais estabelecidas pela perseverança, criando uma ética social em defesa da natureza, o que permite uma alimentação saudável, nutritiva, diversificada e afetiva com a Mãe Terra, e, nesse contexto, se cria um elo entre os agricultores e as sementes crioulas.
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