Banca de DEFESA: JOSE SERGIO FILGUEIRAS COSTA
19/01/2021 14:24
O processo interativo do homem com o ambiente sempre teve ligação com a percepção de cada indivíduo, que pode ser influenciada por fatores como: comunicação, escolaridade, cultura e condição socioeconômica. Estudar a temática da percepção ambiental e as práticas de sustentabilidade ambiental é essencial para fundamentar e propor ações que visem sensibilizar a sociedade acerca da importância da correta utilização dos recursos naturais e da conservação do meio ambiente. Por isso, esta pesquisa buscou fazer um diagnóstico da percepção ambiental dos seguintes públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS): professores, alunos e técnicos administrativos em educação. Ter conhecimento do perfil da conexão dessa comunidade com o meio ambiente é essencial para direcionar ações de educação e conscientização a respeito da sustentabilidade ambiental. Para um processo de educação ambiental promissor, também é vital que a comunicação seja bem compreendida e que a educação ambiental tenha um caráter interdisciplinar. A Política Nacional de Educação (PNE) menciona que a educação ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, nos contextos formal e informal. Para tanto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas “educação ambiental”, “sustentabilidade ambiental”, “percepção ambiental” e “comunicação organizacional”. A pesquisa foi de caráter descritivo e exploratório, com abordagem predominantemente qualitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário semiestruturado aplicado aos servidores e alunos através de formulário on-line elaborado na plataforma Google. A análise de dados foi feita com uso da metodologia de Bardin, que trabalha a análise de conteúdo. A investigação apontou para uma percepção ambiental negativa do público pesquisado no que se refere aos contextos global, nacional, regional e institucional. Isso evidencia a necessidade de incrementar as ações interdisciplinares de educação ambiental. Tais ações educativas poderão incluir, em especial, conhecimento sobre os fatores geradores dos resíduos sólidos e sobre a destinação dado ao lixo, bem como reflexões críticas, com o propósito de ampliar a discussão para os contextos social, ambiental, econômico, político e cultural. Conclui-se que os estudos de percepção, sustentabilidade ambiental e comunicação organizacional são essenciais para aprimorar a Educação Ambiental realizada em diversos âmbitos do ensino e aprendizagem.
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