UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LAERCIO FERREIRA OLIVEIRA
15/01/2021 11:25

DISCENTE: LAERCIO FERREIRA OLIVEIRA
DATA: 18/01/2021
LOCAL: https://meet.google.com/enj-oqba-tpr
TÍTULO: ANÁLISE DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DOS PROJETOS DE PESQUISA DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Investimentos; Pesquisa científica e tecnológica; Editais de pesquisa
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A procura para atender à necessidade de divulgação das ações de pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a sociedade, a medida da execução dos resultados de projetos de pesquisa de programas do Instituto Federal do Piauí por meio de indicadores da propriedade intelectual justificam o investimento na proposta ora apresentada. Pesquisar tal temática no Instituto Federal do Piauí proporciona um acompanhamento que demonstra a transparência e efetividade da pesquisa e inovação, assim como os resultados do estudo podem contribuir para a eficácia das ações de seus gestores. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os indicadores e os recursos orçamentários dos projetos de pesquisa científica e tecnológica do Instituto Federal do Piauí e seu impacto na propriedade intelectual. O caminho metodológico da pesquisa segue uma linha descritiva e exploratória. Quanto aos procedimentos técnicos é Bibliográfica e Documental. A Coleta dos Dados da Execução Orçamentária dos Projetos de Pesquisa ocorreu através de acesso liberado pela PROPI no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) entre o intervalo temporal de 21 a 26 de julho para levantar as informações sobre os projetos. A análise foi realizada com a ferramenta Excel ® para coleta e tratamento dos dados e incluiu os projetos concluídos, projetos em atraso (não finalizados) e em execução. Aplicou-se um conjunto de indicadores definidos e validados por Francisco para avaliação da propriedade intelectual oriunda dos resultados de Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica no Instituto Federal do Piauí. O engajamento e a eficácia na aplicação de recursos liberados pelos editais de pesquisa foram demonstrados pelos 51% que concluíram a execução dos projetos PIBIC, PIBIC-JR, PIBIC JR-IT, PIBIC-IT, PIBIC-EM e PIBITI. O resultado contábil da execução orçamentária apresentou uma economia de despesas no percentual de 15%, que corresponde a R$ 569.600,00, não executados pelos editais de pesquisa. A dimensão dos Indicadores de Produto apresentou razoável produção científica e tecnológica através da contribuição nos projetos, abrindo caminhos para o surgimento de produtos da propriedade intelectual. O potencial de criação ou aperfeiçoamento de Novos Produtos e de Novas Patentes de Processos da Propriedade Intelectual foi identificado em parte dos projetos analisados, mesmo sem terem sido encontradas patentes requeridas e/ou concedidas na base de dados do INPI, podendo a Instituição trabalhar na conscientização para que os pesquisadores sintam-se motivados a registrar o produto resultante do projeto da pesquisa. E por fim, a dimensão dos Indicadores de Impacto Social apontou Tecnologias voltadas para o Desenvolvimento Econômico e Social e Tecnologias Limpas, com capacidade de promover o desenvolvimento econômico e melhorar a vida da população e das empresas públicas e privadas com o desenvolvimento sustentável. Ainda que não tenha resultados em Empregos Gerados Pela Tecnologia e nem em Geração de Royalties para a Instituição, esse poderá ser modificado quando foram celebrados contratos de Transferência de Tecnologia oriundos da geração de produtos/serviços da Propriedade Intelectual.

Presidente - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e