UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MATHEUS ALEXANDRE DO NASCIMENTO
15/01/2021 12:47

DISCENTE: MATHEUS ALEXANDRE DO NASCIMENTO
DATA: 26/01/2021
LOCAL: SALA VIRTUAL meet.google.com/hza-hbeb-dbc
TÍTULO: Uso do sistema CALDose_XCT para estimativa de dose e de risco de câncer e mortalidade decorrentes de tomografia computadorizada de tórax.
PALAVRAS-CHAVES: Tomografia computarizada, CALDose_XCT, Dose absorvida
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada

A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica radiográfica que possibilita obterimagens de alta resolução. No cenário atual, exames de TC de tórax vêm sendoutilizado principalmente para o auxílio na avaliação da extensão de lesão pulmonarcausada pela síndrome respiratória aguda grave relacionada à infecção pelo vírusSARS-CoV-2, causador da COVID-19. Entretanto, as doses de radiação absorvidasdurante exames de TC podem induzir risco de câncer e mortalidade ao paciente. Oobjetivo deste trabalho foi, com o uso do sistema do CALDose_XCT, realizar umestudo dosimétrico sobre exames de TC de tórax feitos no Hospital Universitário daUniversidade Federal de Sergipe (HU-UFS) a fim de avaliar a efetividade de umProtocolo de TC-tórax COVID-19 na minimização das doses efetivas de radiaçãorecebidas pelos pacientes com essa doença e estimar os riscos de câncer e demortalidade associados a esse tipo de exame. Para isso, foram analisados dados de115 exames de CT de tórax realizados ao longo de três meses de 2020 no HospitalUniversitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Campus Aracaju. Osparâmetros de cada exame foram coletados a partir do sistema de comunicação earquivamento de imagem (PACS) do hospital. Para cada avaliação, foi escolhido umobjeto simulador que se assemelhasse com as características do paciente examinado,considerando-se os parâmetros. A dose efetiva média resultante dos exames de TCcom finalidades de diagnóstico diversos, realizados considerando-se o protocolo deTC de Rotina, foi 13,6 mGy e nos de TC de tórax COVID-19 foi 10,7 mSv, sendo21,32 % menor que a resultante no protocolo TC tórax Rotina. Os resultados tambémmostraram que o risco médio de incidência de câncer devido apenas um exame deTC de tórax foi de 0,06% e de mortalidade foi 0,4% para pacientes femininos emasculinos. Esses resultados mostram que o uso do protocolo tórax COVID-19possibilita otimização da proteção radiológica nesse tipo de exame e que o sistemaCALDose_XCT serve como auxilio para o planejamento de programas de otimizaçãode doses decorrentes de exames de TC realizados no HU-UFS.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 1373167 - JOSE JOATAN RODRIGUES JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO NOGUEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf