UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Junho de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: YASMIN ALVES DO NASCIMENTO
11/01/2021 12:07


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YASMIN ALVES DO NASCIMENTO
DATA: 29/01/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: Efeito do uso prévio de Oxalato de Potássio na sensibilidade dental relacionada ao clareamento em consultório: estudo clínico randomizado controlado triplo cego.
PALAVRAS-CHAVES: Peróxido de Hidrogênio1; Dessensiilizante; Sensibilidade da Dentina1; Cor
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do uso prévio de um agente dessensibilizante na redução da sensibilidade dental provocada pelo clareamento em consultório com peróxido de hidrogênio (35%) e sua interferência na cor final. Foram selecionados 30 pacientes, divididos de forma randomizada em dois grupos em função do tratamento: Oxalato de potássio (5%) (OP) + Agente clareador (35%) e Gel controle placebo (P) + Agente clareador (35%) (Split-Mouth). Os pacientes alocados receberam a aplicação do oxalato de potássio (5%) sobre a face vestibular em uma hemiarcada dos dentes superiores, enquanto que a outra hemiarcada recebeu aplicação do gel controle placebo durante 10 minutos antes do procedimento clareador realizado com peróxido de hidrogênio a 35% aplicado em 40 minutos. O nível de sensibilidade foi mensurado nos tempos: inicial, durante (40º minuto), imediatamente após a remoção do clareador e 24 horas após o procedimento clareador usando duas escalas: visual analógica (EVA) e verbal (VRS). A alteração de cor dos elementos dentais foi mensurada através da escala visual associada as escalas Vita Clássica e Bleach Guide, uma semana após cada procedimento de clareamento. As diferenças nas taxas de presença e ausência de sensibilidade foram analisadas ​​pelo teste exato de Fisher. E para o conjunto de risco relacionado a cada tratamento, estabelecido pelo teste Mantel Haenszel, as razões gerais de presença/ausência foram analisadas ​​pelo teste de McNemar, Para a escala verbal e visual, os dados das pontuações observadas em cada momento da avaliação/sessão do clareamento foram submetidos ao teste de Mann-Whitney. O nível de significância a ser adotado para todas as análises estatísticas foi de 5%. Pode-se observar comportamento semelhante e pouco significativo entre os géis frente ao desfecho para sensibilidade dental. Também não houve diferença para interferência de cor entre os dessensibilizantes nos três tempos avaliados (inicial, 7 e 14 dias). Portanto, o uso clínico do gel de oxalato de potássio 5% não interfere no risco de sensibilidade dental provocada pelo clareamento dental em consultório e não altera a efetividade do clareamento dental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AYLA MACYELLE DE OLIVEIRA CORREIA
Presidente - 2016129 - FLAVIA PARDO SALATA NAHSAN
Interno - 3006739 - REGIANE CRISTINA DO AMARAL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15440-bf36319aa9