UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ROSIANNE PEREIRA SILVA
11/01/2021 11:43

DISCENTE: ROSIANNE PEREIRA SILVA
DATA: 22/01/2021
LOCAL: meet.google.com/peq-yoca-ach
TÍTULO: PADRÕES DISCURSIVOS NA RODA DE CONVERSA: AVALIAÇÃO DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS EPISTÊMICAS
PALAVRAS-CHAVES: Rodas de Conversa; Interações Discursivas; Movimentos e Práticas Epistêmicas
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho buscou verificar a existência de movimentos e práticas epistêmicas em Rodas de Conversa e quais as relações entre essas operações epistêmicas nos processos de ensino e aprendizagem. Diante desse objetivo, procurou-se caracterizar e observar padrões acerca de possíveis relações entre as ações de uma professora e alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em Rodas de Conversa (RC). As ações da professora foram caracterizadas por meio dos movimentos epistêmicos realizados durante o processo de ensino e as ações dos estudantes foram caracterizados pelas práticas epistêmicas. Para realizar a caracterização dos movimentos e práticas epistêmicas, recorreu-se às ferramentas analíticas especificas para interações discursivas. Como resultados há evidências de que as ações da professora utilizando a Roda de Conversa mostraram-se eficazes na realização de movimentos epistêmicos, visto que foram identificadas sete categorias das contempladas pela ferramenta analítica em um dos episódios de RC e, pelo menos cinco nos demais episódios analisados para ambas as turmas Em relação às práticas epistêmicas, verificou-se que as Rodas de Conversa se mostraram propícias às suas ocorrências, visto que diante das ações desenvolvidas pela professora, observou-se o engajamento dos estudantes na atividade proposta em uma espécie de cadeia de ações. Esse engajamento está relacionado aos movimentos epistêmicos da professora e às práticas epistêmicas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Registramos nos episódios de Roda de conversa, práticas contempladas pelas 3 instâncias sociais previstas na ferramenta de Jimenez Aleixandre. Por fim, verificou-se as relações identificadas entre movimentos e práticas epistêmicas, o que permitiu concluir que as ações da professora geram práticas epistêmicas nos estudantes e que, também, estas operações também são geradas pelas ações dos próprios estudantes inseridos na Roda de Conversa, sendo a ocorrência de movimentos e práticas epistêmicas um instrumento que permite o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de reflexões sobre as práticas educativas dos sujeitos. Os processos de ensino e aprendizagem se embasam nas interações entre os pares, através de diálogos internos e na observação e reflexão possível à ambas as partes (professora e alunos).

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA