Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS SANTOS NEVES
22/12/2020 14:16
O Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP) foi anunciado na portaria Nº 4.904/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE). A medida faz parte das ações preventivas à disseminação do Coronavírus (COVID-19). O documento orienta como as atividades devem ser realizadas pelas unidades de ensino, com o apoio das Gerências Regionais de Educação (Geres) e da Secretária de Estado da Educação de Alagoas. Cada unidade de ensino do estado de Alagoas teve que construir seu plano de ação para o REAENP, identificando as atividades que seriam desenvolvidas, objetivos, metodologias e ferramentas utilizadas, estratégias de acompanhamento e avaliação dos estudantes, os professores envolvidos e carga horária destinada para cada atividade. Visando compreender o funcionamento do regime a presente dissertação trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza, no Ensino Médio, em uma escola em tempo integral, no estado de Alagoas, no formato do REAENP. Para isto, buscou-se: a) Analisar o ensino de Ciências da Natureza, no ensino médio, proposto na escola, estabelecendo relações com as orientações oficiais e as produções científicas que fundamentam o ensino nessa área em uma escola em tempo integral; b) Descrever como se deu a implementação do REAENP em uma escola de tempo integral e como repercute para o ensino de Ciências da natureza; c) Investigar a opinião dos professores de ciências da natureza em relação ao REAENP. A investigação está sendo realizada em uma escola em tempo integral localizada no sertão alagoano – local onde o pesquisador atua como docente - no município de Piranhas, no estado de Alagoas. Os sujeitos dessa pesquisa são quatro gestores e quatro professores de Ciências da Natureza. Os dados estão sendo coletados por meio da análise documental, entrevistas e questionários eletrônicos.
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