Banca de DEFESA: MATHEUS SANTOS MELO
18/12/2020 15:51
Introdução: A simulação clínica é uma estratégia de ensino que visa unificar teoria e prática e está atrelada a benefícios como aperfeiçoar o conhecimento, adquirir ou melhorar a destreza na execução de procedimentos, desenvolver o trabalho em equipe, estimular o pensamento crítico-reflexivo, melhorar o relacionamento interpessoal, aumentar a confiança, promover o desenvolvimento de habilidades e a satisfação com o aprendizado. A construção e validação de cenários de simulação clínica podem contribuir com a disseminação destes benefícios. Assim, percebe-se a necessidade da validação de cenários de simulação clínica como ferramenta de ensino na graduação. Objetivo: Validar um cenário de simulação clínica para testagem e aconselhamento para o HIV em gestantes. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa para construção e validação de conteúdo e aparência segundo a técnica de Delphi de um cenário de simulação clínica desenvolvida em duas etapas: construção e validação do cenário por juízes. A amostra desse estudo foi composta por todos os juízes no assunto que obtiveram sete ou mais pontos segundo os critérios de Andrade adaptados e aceitaram participar da pesquisa. A construção do cenário ocorreu a partir de ampla revisão de literatura e seguindo o referencial metodológico de Jeffries. Os dados obtidos foram analisados mediante o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), através de três equações matemáticas: I-CVI (Item-Level Content Validity Index), S-CVI/Ave (Scale-Level Content Validity Index/Average) e S-CVI/UA (Scale-Level Content Validity Index/Universal Agreement). Foi realizado o teste binomial com nível de significância de 5%, para verificar, se a concordância foi igual ou superior a 80%. O presente estudo respeitou as exigências formais contidas na resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, conforme parecer nº 3.826.601 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética: 23171119.5.0000.5546. Resultados: Construiu-se um cenário de simulação para testagem e aconselhamento de gestantes para o HIV que foi submetido a validação, na qual, ao término da primeira rodada Delphi, os itens “tempo de simulação: duração do briefing” e “informações fornecidas para execução do cenário: informações do prontuário” não atingiram o I-CVI necessário para validação em todos os critérios avaliados que foram: comportamental, objetividade, simplicidade, clareza, relevância, precisão, variedade, modalidade, tipicidade e credibilidade. Alterações foram feitas no roteiro a partir das sugestões emitidas pelos juízes e o roteiro foi novamente enviado para apreciação. Ao final da segunda rodada Delphi os juízes entraram em consenso e todos os itens atingiram o I-CVI necessário para validação. Conclusão: O estudo possibilitou construir o roteiro do cenário de simulação que se mostrou válido e confiável após processo de validação quanto ao conteúdo e aparência por juízes especialistas em simulação clínica e/ou saúde da mulher. Esta pesquisa poderá subsidiar o ensino da testagem e do aconselhamento de gestantes para o HIV, uma vez que sua utilização favorecerá o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades em alunos dos cursos de graduação em enfermagem.
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