UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SERGIO SILVA OLIVEIRA
17/12/2020 17:39

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO SILVA OLIVEIRA
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Sala de conferência
TÍTULO: Antecedentes da Adoção de Mecanismos de Proteção da Propriedade Intelectual da Inovação da Internet das Coisas e a Transferência da Tecnolog
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Internet das Coisas, Inovação Tecnológica; Transferência
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Internet das Coisas é uma inovação tecnológica, fundamentada em elementos já consolidados como a Internet e objetos inteligentes. O campo emergente da Internet das Coisas (IoT) tem evoluído rapidamente com um crescimento geométrico no número de publicações acadêmicas neste campo, conforme constatou-se na revisão integrativa realizada. Neste contexto surge a seguinte questão de pesquisa: quais os antecedentes da adoção dos mecanismos de proteção da propriedade intelectual do desenvolvimento da tecnologia Internet das Coisas nas Universidades e nos Institutos de Pesquisa do Brasil, que utilizam e como fazem a transferência desta tecnologia para a sociedade. Para responder a questão de pesquisa foi delineado o seguinte objetivo geral: desenvolver um modelo estrutural que represente a percepção da proteção da propriedade intelectual com a adoção da internet das coisas no desenvolvimento de tecnologias educacionais e a transferência para a sociedade, através de modelos de equações estruturais. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método quantitativo, operacionalizado através de uma survey. O modelo é composto de oito dimensões, ou seja: Atitude em relação à adoção; Controle Comportamental; Utilidade percebida; Facilidade de Uso Percebida; Norma Subjetiva; Mecanismos de Proteção e de Transferência para a sociedade da nova tecnologia. Foram entrevistados professores e pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa, que tenham participado da criação ou do uso da tecnologia Internet das Coisas, através e um instrumento de coleta de dados com 35 perguntas, com escala de Likert de 5 pontos, elaborado do com base em (MATHIESON, 1991; MADDEN et al., 1992). Após a modelagem foi realizada a análise dos efeitos diretos encontrados nas relações de causalidade dos coeficientes de regressão entre as variáveis do modelo, das sete hipóteses incialmente formuladas, sendo que cinco hipóteses foram confirmadas e duas refutadas, ao nível de significância de 5%. Assim, o modelo encontrado confirma que a dimensão Transferência da Tecnologia depende dos Mecanismos de Proteção da Tecnologia da inovação da internet das coisas, a qual tem como antecedentes, Intenção de Adoção e a Atitude em relação à adoção.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES
Presidente - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Externo à Instituição - MARTA ELISETE VENTURA DA MOTTA