UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: MARIANA MELO DE PAULA
10/12/2020 19:35

DISCENTE: MARIANA MELO DE PAULA
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ADESÃO DOS ESCOLARES AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SEUS FATORES ASSOCIADOS
PALAVRAS-CHAVES: Alimentação escolar. Políticas públicas. Adolescente. Programas de Nutrição
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o mais antigo programa no contexto da alimentação e nutrição no Brasil e passou por diversas modificações em sua legislação. Embora seja referência em estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, gargalos persistem na gestão do PNAE, como por exemplo a adesão efetiva dos escolares ao Programa. O objetivo desse estudo foi verificar a adesão efetiva dos escolares ao PNAE e os fatores a ela associados. Trata-se de um estudo observacional, de caráter transversal que utilizou os dados inéditos da “Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelo de Gestão e Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, realizada no período de 2006 a 2008. A amostra final analisada foi constituída de 19.748 escolares, de 6 a 19 anos de idade, em 1.112 escolas localizadas em 694 municípios brasileiros. A adesão foi classificada como efetiva quando houve um consumo da alimentação escolar referido de 4 a 5 vezes na semana. Dentre os fatores possivelmente associados foram estudados os padrões alimentares dos cardápios ofertados extraídos por análise de componentes principais, características das escolas e dos alunos tais como localização, comércio de alimentos, refeições fora da escola, sexo etc. Análise de regressão logística foi utilizada para avaliar as associações das variáveis com a adesão efetiva. Foi adotado valor de p<0,05 para significância estatística dos testes e adotados intervalos de 95% de confiança (IC95%). Verificou-se que 74,1% dos alunos aderiam efetivamente ao PNAE. Além disso, a chance de os escolares aderirem efetivamente ao programa foi maior entre os alunos que referiram ir à escola por causa da alimentação escolar (OR= 4,984); quando a execução do programa era terceirizada (OR= 1,042); quando as merendeiras receberam algum tipo de capacitação (OR= 1,193); quando o cardápio ofertado incluiu bebidas, salgados e sanduíches (OR= 1,209) ou panificados (pães, broas, bolos e massas) (OR= 1,003). As variáveis que diminuíram a chance de o estudante aderir ao PNAE foram ser do sexo feminino (OR= 0,712); presença de excesso de peso (OR= 0,881); ter idade maior que 10 anos (OR= 0,836); fazer mais de três refeições por dia fora da escola (OR= 0,808); costumar trazer comida/lanche de casa para o lanche (OR= 0,836); o fato de a escola estar localizada no meio urbano (OR= 0,392) e o fato de a escola possuir cantina/lanchonete ou algum outro tipo de venda de alimentos (OR= 0,647). Concluo, portanto, que características que remetem à maior vulnerabilidade tais como localização rural, menor possibilidade de acesso a refeições fora da escola e características relacionadas a cardápios menos balanceados e com presença de alimentos mais populares na preferência deste grupo etário fazem com que a adesão ao programa seja maior.

Presidente - 2215315 - SILVIA MARIA VOCI
Interno - 2966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARINA VIEIRA DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10