UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE GARCEZ SCHUSTER FRANCO
09/12/2020 15:08

DISCENTE: KARINE GARCEZ SCHUSTER FRANCO
DATA: 18/12/2020
LOCAL: meet.google.com/bpn-xpnx-mec
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DAS CITOCINAS IL-9, IL-10 E IL-17 COM FIBROSE HEPÁTICA NA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Esquistossomose. IL-9. IL-10. IL-17.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A esquistossomose é uma doença de grande impacto na Saúde Pública mundialmente, afetando mais de 200 milhões de indivíduos em 54 países. No Brasil, 7,1 milhões de indivíduos são infectados. Na atualidade o Estado de Sergipe é considerado a unidade da Federação com a segunda maior prevalência e incidência da esquistossomose mansônica. As formas clínicas mais graves da doença são associadas à fibrose em torno dos ovos de S. mansoni no sistema vascular, principalmente o sistema porta hepático. A forma mais grave hepatoesplênica tem como resultado a hipertensão portal, causando ascite e circulações colaterais, levando o indivíduo a sangramento digestivo. A imunopatogênese da fibrose hepática ainda não está totalmente esclarecida. Assim, o estudo tem como objetivo avaliar os marcadores imunológicos associados à esquistossomose hepatoesplênica grave. Foram incluídos pacientes provenientes da cidade de Ilha das Flores, conhecida área endêmica sergipana, além de pacientes do ambulatório de hepatologia do Hospital Universitário de Sergipe, provenientes de outras áreas endêmicas do Estado, ou mesmo de Estados vizinhos, onde também encontramos áreas endêmicas para a Esquistossomose, como Alagoas e Bahia. A fibrose hepática foi classificada através da ultrassonografia nos pacientes com parasitológico positivo. Foi feita avaliação da resposta imune através da estimulação de células mononucleares do sangue (PBMC) desses pacientes com os antígenos de verme adulto (SWAP) e de ovo de S. mansoni (SEA). Foram dosadas as citocinas em estudo nos sobrenadantes dessas culturas estimuladas pelos métodos de ELISA e a IL-9 por Luminex. Concentrações significativamente mais elevadas de IL-9, IL-10 e IL-17 foram encontradas nas culturas de PBMC de pacientes com a forma hepatoesplênica grave da esquistossomose recrutados no HU, que correspondem aos pacientes com fibrose hepática avançada. Há também uma correlação positiva entre as concentrações das citocinas IL-9 e IL-17 como o tamanho do baço, diâmetro da veia porta e espessamento periportal (APT). Estes dados sugerem um importante papel dessas citocinas na imunopatogênese da forma grave da esquistossomose em humanos.

Externo ao Programa - 1544894 - ALEX VIANEY CALLADO FRANCA
Externo à Instituição - MAURICIO SOARES PACHECO