Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA SILVA DE OLIVEIRA
07/12/2020 11:12
Esta dissertação parte de alguns pressupostos. Pensando a América Latina após o triunfo da Revolução Cubana, que neste momento passa a presenciar o avanço de ditaduras militares estimuladas pela lógica do imperialismo norte-americano a fim de preservar a condição de subdesenvolvimento na América Latina. Assim como refletindo, em contraponto, a construção e atuação de uma arte política, militante e revolucionária em diversos setores, em especial no cinema. O objetivo é refletir e investigar as possíveis conexões entre o cinema militante argentino das décadas de 1960 e 1970: “Cine de Liberación” e “Cine de La Base” e a noção de intelectualidade orgânica desenvolvida por Antonio Gramsci. Para tanto esta investigação vai reunir as principais inspirações e antecedentes deste cinema através da pesquisa documental junto de uma etnografia de arquivos amparada na etnografia fílmica para pensar o cinema enquanto arquivo e interlocutor privilegiado ao analisar os filmes “La Hora de Los Hornos” e “Los Traidores”, obras inaugurais do cinema militante argentino.
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