Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO MARCELO SILVA ROCHA
07/12/2020 11:12
Esta dissertação tem por objetivo desvelar o quanto o cinema conseguiu, por meio de imagens e sons, expressar todas as contradições da sociedade e suas relações com a violência social e institucional, notadamente expressa nos Esquadrões da Morte (EMs), das dimensões mais amplas da sociedade à cotidianidade dos indivíduos materializadas em sua relação com a violência, os estereótipos de masculinidade e heterossexualidade. O filme “República dos assassinos” foi utilizado como recorte para tal intento, mediante uma análise fílmica do tipo poética. Para tanto, fizemos um apanhando do cinema nacional e de como o gênero policial transitou ao longo de sua história até que, nos anos 1960 e 1970, representasse as contradições da sociedade brasileira e ilustrasse a violência social e o apoio aos esquadrões da morte. Por conseguinte, fizemos um mapeamento dos filmes que representaram os EMs nesse período e, de modo detido, uma análise fílmica temática de “República dos assassinos”. De maneira a pormenorizar o surgimento e fortalecimento dos EMs, caracterizamos o surgimento das polícias nas sociedades modernas e especificamente no Brasil, as contradições entre a profissionalização policial, inclusive as intervenções externas extraoficiais em tais corporações, e suas relações com os usos políticos desviantes de sua função social constitucional, notadamente no período da Ditadura militar (1964-1985).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e