UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL LUIZ MESQUITA SOUZA
04/12/2020 16:37

DISCENTE: RAFAEL LUIZ MESQUITA SOUZA
DATA: 17/12/2020
LOCAL: Defesa via remota pela plataforma: meet.google.com/nxh-hkxk-bxq
TÍTULO: EFEITOS DO HIIT NA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE EM ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Exercício Físico, Treinamento Físico, Adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Desde a década de 80 a aptidão física relacionada a saúde (AFRS) tem sido usada como estratégia para mapear e avaliar, através de suas baterias de testes, a saúde de crianças e adolescentes. Dentre os diferentes meios de se elevar a AFRS, o incremento de atividades ou exercícios de alta intensidade tem se mostrado uma ferramenta valiosa, por cumprir menor tempo de duração e produzi melhoras similares a atividades e exercícios leves ou moderados. Objetivo: Estudo 1: Analisar os indicadores de aptidão física em 77 escolares do ensino médio nas idades de 15-17 anos na cidade de Itabaiana/SE/ Estudo 2 : Analisar a eficácia do HIIT na aptidão física relacionada a saúde de crianças e adolescentes. Métodos: Estudo 1: A amostra do estudo foi composta por 77 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos e foram submetidos a bateria de testes motores do projeto esporte Brasil e de composição coporal do fitnessgram. Estudo 2: Foram encontrados 511 artigos. Desse total, 101 artigos foram elegíveis para a análise do resumo. Ao final do processo de seleção resultaram em 10 artigos que compuseram os critérios de inclusão da revisão sistemática. Resultados: Estudo 1: Na avaliação do Percentual de Gordura e de Flexibilidade (com exceção das meninas com 16 anos) os escolares se mantiveram dentro de uma classificação aceitável, com maioria razoável e muito bom. Já para os testes de Capacidade Cardiorrespiratória e Força/Resistência abdominal, apresentaram resultados insatisfatórios variando entre os indicadores fraco e muito fraco. Estudo 2: Os resultados sugerem que entre as variáveis analisadas pelos artigos referentes a AFRS, o HIIT demonstrou eficácia no VO2máx, IMC e %G nessa população. Conclusão: Estudo 1: Os escolares não se encontram dentro de uma Aptidão Física Relacionada à Saúde aceitável. Estudo 2: Não foi possível afirmar que o hitt promoveu ajustes na flexibilidade, na força e na resistência muscular localizada, sendo necessário maiores estudos para avaliar seus efeitos sobre a AFRS de modo geral.

Interno - 1546651 - MARCOS BEZERRA DE ALMEIDA
Interno - 1849740 - ROGERIO BRANDAO WICHI
Externo à Instituição - NARA MICHELLE MOURA SOARES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf