UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUAN PAULO MATOS RODRIGUES
01/12/2020 12:08


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUAN PAULO MATOS RODRIGUES
DATA: 16/12/2020
HORA: 16:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO: OS DUPLICADOS DE SARAMAGO E VILLENEUVE: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO ROMANCE O HOMEM DUPLICADO E DE SUA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA.
PALAVRAS-CHAVES: O Homem duplicado. Enemy. Análise Estrutural. Intersemiose. Narrativa de Ficção.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo realizar uma análise estrutural comparativa do romance O Homem Duplicado (2002), de José Saramago, e de sua adaptação para o Cinema, Enemy (2013), de Denis Villeneuve, a fim de se identificar as aproximações e distanciamentos entre as duas linguagens, a literária e a cinematográfica. Como objeto de estudo, selecionamos tanto as categorias da narrativa que são específicas a cada uma das áreas do conhecimento, por exemplo, o narrador onisciente, específica à Literatura, e as movimentações de câmera, enquadramentos e angulação, específicas ao Cinema, assim como as categorias comuns as duas áreas, caso do enredo, das personagens, do tempo e do espaço. Sendo assim, inicialmente, versaremos acerca do plano da história/diegese, composto pelos elementos comuns e, em seguida, discorreremos acerca do plano do discurso, composto pelos elementos específicos. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos de Todorov (1979), Gancho (1991), D’onofrio (2007), Barthes et. al. (1972) voltados à estrutura das mais variadas narrativas e gêneros literários; nas análises específicas acerca da estrutura do romance, de Silva (1988) e Moisés (1997), nas reflexões sobre a personagem no romance e no cinema, de Cândido et. al. (2000); enquanto que para a análise específica da narrativa cinematográfica serão utilizados Aumont (2012), Martin (2005), Gaudreault e Jost (2009), além de Betton (1987). Para as reflexões relacionadas diretamente ao processo de adaptação cinematográfica, buscaremos Hutcheon (2006), como fundamentação. Salientamos ainda que a utilização de obras analíticas específicas para cada uma das duas artes não nos impediu de aplicar os estudos das categorias da narrativa literária na narrativa cinematográfica e, quando possível, reciprocamente. Por exemplo, aplicaremos, na análise do enredo e das personagens de Enemy, conceitos de Todorov, como o de “Homens-Narrativas”, e conceitos do livro Morfologia do Conto, de Vladimir Propp, adaptados por D’onofrio para aplicação em quaisquer narrativas de ficção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1693029 - CARLOS EDUARDO JAPIASSU DE QUEIROZ
Interno - 3629854 - MÁRIO CÉSAR PEREIRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DE LOURDES CARNEIRO DA CUNHA NÓBREGA
Externo à Instituição - ALBERTO ROIPHE BRUNO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf