UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ALISSON REIS GUIMARÃES
28/11/2020 15:06

DISCENTE: ALISSON REIS GUIMARÃES
DATA: 18/12/2020
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/pmy-ztjs-hod
TÍTULO: Gestão da Informação e escolha profissional: proposta do guia de profissões para a cidade de Tobias Barreto/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Decisão vocacional.Gestão da Informação. Tomada de decisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia

Abordando a Gestão da Informação como aliada no processo de facilitação do processo de tomada de decisão vocacional, esta pesquisa parte do princípio de que o uso adequado da informação possui alta significância na construção de um tomador de decisão ideal. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, e abordagem quanti-qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação O problema levantado é: como a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho de Tobias Barreto pode fornecer informações pertinentes ao mercado de trabalho local para subsidiar o processo decisório dos indivíduos quanto às escolhas e inserção no mercado profissional? A partir disso, o objetivo principal é analisar a gestão da informação na SMICT, como subsídio para tomada de decisão dos jovens da cidade de Tobias Barreto quanto a escolha de uma carreira profissional. Como objetivos específicos foram estabelecidos: identificar como ocorre a gestão da informação realizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho atrelada a orientação profissional da população; identificar o comportamento informacional dos estudantes do ensino médio da cidade de Tobias Barreto na tomada de decisão sobre a escolha de uma carreira profissional; realizar um levantamento contemplando as principais áreas de atuação profissional no município tobiense; construir um Guia de Profissões como ferramenta auxiliadora na tomada de decisão diante do campo de atuação profissional, elaborado com base no cenário atual do mercado de trabalho do município de Tobias Barreto/SE. Trata-se de pesquisa de mestrado profissional que se valeu da aplicação de questionário (CDDQ34) e realização de entrevista para coleta de dados, utilizando a análise de conteúdo de Bardin para a análise dos resultados conforme os objetivos traçados. Ao final, foram analisados os níveis de dificuldades dos indivíduos para a tomada de decisão da carreira profissional, elucidando a possibilidade de, a partir dos resultados, propor como produto da seguinte pesquisa, um Guia de Profissões que oportunize e auxilie no processo decisório dos indivíduos, além de impulsionar a investigação desse tema, propõe soluções e estratégias que efetivamente garantam informação de qualidade para que as incertezas e inseguranças sejam sanadas.

Externo ao Programa - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO
Interno - 1820310 - GERMANA GONCALVES DE ARAUJO
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a