Banca de DEFESA: MARIA NEUDA DE CARVALHO RAMOS PACHECO
26/11/2020 21:47
Esta pesquisa abordou a necessidade de inserção da pesquisa escolar como prática
educativa, enfatizando o papel educativo da biblioteca escolar e seu potencial
informacional, tendo o bibliotecário como principal mediador no processo de ensinoaprendizagem,
trabalhando de forma participativa e colaborativa com os professores
no desenvolvimento e aquisição de competências informacionais nos alunos no
ensino fundamental I. O problema levantado na pesquisa foi: como a biblioteca pode
contribuir para a inclusão da pesquisa escolar como princípio educativo no ensino
fundamental I? A partir deste questionamento, a pesquisa traçou como objetivo
principal: inserir a pesquisa escolar no ensino fundamental I, ou seja, nas turmas do
1° o 5° ano do Colégio Módulo Aracaju. Como objetivos específicos, buscou-se: a)
realizar um diagnóstico da BE do Colégio Módulo Aracaju em relação ao processo de
ensino-aprendizagem, buscando elementos que possam subsidiar a prática
pedagógica do fundamental I; b) Elaborar um modelo de pesquisa escolar que possa
auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, integrando a atuação do bibliotecário
junto a professores e alunos; c) propor um produto na forma de cartilha que possa
trazer contribuição significativa sobre a compreensão da BE como espaço de
aprendizagem e pesquisa dentro da escola. O estudo foi caracterizado como pesquisa
aplicada de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a
pesquisa bibliográfica buscou contemplar a temática sobre a pesquisa escolar e o
fazer profissional do bibliotecário no campo de estudo da Ciência da Informação. Por
se tratar de uma pesquisa de mestrado profissional, foi necessário realizar uma
intervenção e a partir dela, elaborar um produto. O local de intervenção foi a biblioteca
do Colégio Módulo Aracaju, a população desta pesquisa foram os professores titulares
e suas coordenações do ensino fundamental I, a coleta de dados, deu-se com a
aplicação de entrevistas semiestruturadas. As perguntas feitas nas entrevistas aos
professores e coordenação pedagógica foram elaboradas para que a partir das suas
respostas fosse possível estabelecer parâmetros que auxiliassem na elaboração e
estruturação da cartilha proposta, atendendo às necessidades pedagógicas e
informacionais dos professores e dos alunos do Fundamental I. Concluiu-se que o
bibliotecário e professor são atores fundamentais no processo de ensinoaprendizagem,
o trabalho de ambos deve ser feito conjuntamente, elaborando e
planejando atividades pedagógicas que possam facilitar o processo de ensinoaprendizagem.
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