Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANY SUELLE DOS SANTOS VIANA
19/11/2020 11:01
A alimentação escolar deve assumir não tão somente o papel assistencialista de fornecer alimentos para desenvolvimento fisiológico e cognitivo, mas também a educação nutricional, com a implementação de cardápios saudáveis e sustentáveis. No Brasil, o PNAE foi criado na tentativa de garantir a segurança alimentar e nutricional e contribuir para a formação de bons hábitos alimentares dos alunos de toda rede pública. Nas escolas assistidas pelo programa, os cardápios são planejados para atender, em média, as necessidades nutricionais estabelecidas por faixa etária e tempo de permanência na instituição, sendo que em algumas regiões do Brasil, a alimentação oferecida é a única refeição das crianças, o que pode incentivar sua permanência na escola e contribuir para a redução dos índices de desnutrição infantil e carência de minerais e vitaminas. Ademais, uma alternativa para maximizar o aproveitamento dos alimentos, com possível incremento do conteúdo de nutrientes, em particular micronutrientes, é a utilização destes em sua totalidade. Por sua vez, se caracterizando como prática sustentável e ecologicamente correta e estimulando a diversificação de hábitos alimentares. Dessa forma, torna-se relevante a avaliação do valor nutricional dos cardápios, considerando a oferta de macro e micronutrientes e também dos compostos não nutrientes (substâncias bioativas), a exemplo compostos fenólicos, sendo importante considerar a proposição de preparações dietéticas elaboradas, conforme os hábitos e preferências alimentares, e que tenham como enfoque principal o atendimento do uso propício e integral de grande variedade dos alimentos fornecidos.
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