Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUBER MARTINS FREIRE XAVIER
20/11/2020 15:53
O webdocumentário (webdoc) tem se configurado enquanto gênero emergente num cenário internacional. Interativo, hipertextual e multimídia, alocado em ambiente digital online ele herda a tradição estética do documentário linear, carregando consigo o compromisso de exercer uma asserção subjetiva sobre o mundo real a partir de um determinado ponto de vista. Produzindo obras moldadas por uma experimentação narrativa ainda em desenvolvimento, realizadores brasileiros, em meio a diversas incertezas se reinventam vivenciando diferentes processos de criação e construindo caminhos singulares para viabilizar seus projetos. Estudos acerca de seus processos criativos podem servir de inspiração para webdocumentaristas e pesquisadores, revelando obstáculos e escolhas tomadas na produção de um webdoc no contexto brasileiro. Com a intenção de contribuir para uma melhor compreensão deste cenário, esta pesquisa, inspirada pelos caminhos metodológicos da Teoria dos cineastas e pela Crítica de processo de criação, pretende aproximar-se de seus objetos de estudo de forma interdisciplinar, solicitando conceitos e teorias de diferentes áreas do conhecimento, em diálogo com obras de referência nacional e internacional e o estudo mais aprofundado dos processos de produção e fruição, assim como a repercussão midiática e crítica de três obras webdocumentais produzidas no Brasil – Mobiliário Urbano (2016), Retiro Retratos (2017) e Viva a História (2018).
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