Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN LIMA SANTOS
17/11/2020 09:24
Diante dos avanços decorrentes da evolução das tecnologias digitais, e consequentemente, o aperfeiçoamento da sociedade contemporânea informatizada, novos cenários de interação virtual surgem para aprimorar a comunicação. Contudo, extrapolam os limites de sua criação e podem ser utilizados para diversos fins, inclusive educacionais. Nesse sentido, o presente estudo teve como principal objetivo compreender a influência dos Cenários Virtuais de Aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no âmbito do Ensino Fundamental, considerando a emergente necessidade de inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação com foco no desenvolvimento da competência que aborda sobre a Cultura Digital, presente na BNCC (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, que foi realizada a partir do contexto escolar de três instituições da rede pública do município de Jeremoabo, no Nordeste do estado da Bahia. Com o distanciamento físico causado pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), utilizou-se dos seguintes meios para a produção de dados: entrevista semiestruturada com professores realizadas através do aplicativo WhatsApp, bem como coleta e análise dos informes e decretos emitidos pelos órgãos municipais de educação da referida região. Espera-se como resultado apresentar os tipos de cenários virtuais que estão presentes nas práticas docentes virtualizadas dos professores jeremoabenses que atuam na área de linguagens; bem como apontar as principais dificuldades enfrentadas no processo de (re)adaptação da atuação docente em cenários virtuais diante do distanciamento físico.
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