Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE FRANCIANNY MELO DOS SANTOS
16/11/2020 15:52
O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia causada pelo “novo coronavírus”, denominado Covid-19. Esta pandemia vem causando grandes mudanças globais e sendo responsável por um número alto de mortes e contaminação. Diante disso, várias fake news sobre formas tratamento e prevenção foram divulgadas na mídia e redes sociais. Isso evidenciou a necessidade da alfabetização científica, que contribua para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participativos na sociedade. Documentos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) regulamentam a educação básica e o ensino de ciências no Brasil. Tais documentos determinam as competências que devem ser desenvolvidas para a formação integral do educando e servem de base para a adequação de livros didáticos às demandas da educação. Diante desse cenário, esta pesquisa busca investigar como a abordagem do sistema imunológico em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2018 pode contribuir para a alfabetização científica dos estudantes. Este estudo apresenta, portanto, uma natureza qualitativa, com abordagem documental e bibliográfica. O corpus desta pesquisa é constituído pela análise: 1) dos documentos oficiais que regulamentam o ensino médio; 2) da produção bibliográfica recente sobre o ensino do sistema imunológico no ensino médio; e 3) da abordagem da imunologia nos livros didáticos aprovados no PNLD/2018, a partir da categorização dos conteúdos apresentados e de uma ferramenta avaliativa para a educação científica. Entre os resultados obtidos até o momento, verifica-se que o tema imunologia está presente de forma discreta nos documentos oficiais sobre orientações curriculares e que os conteúdos relativos ao tema são apresentados de maneiras diferentes entre as coleções de livros didáticos analisados embora, de forma geral, de maneira fragmentada. A análise da produção científica sobre o tema e a avaliação da contribuição dessas coleções para uma educação científica crítica serão realizadas em etapas posteriores deste trabalho.
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