UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS DE ANDRADE SANTOS
16/11/2020 11:30

DISCENTE: LUCAS DE ANDRADE SANTOS
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PADRÕES ALIMENTARES DE CARDÁPIOS EXECUTADOS NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SEUS DETERMINANTES
PALAVRAS-CHAVES: Programa Nacional de Alimentação Escolar; Cardápios Escolares; Padrões Alimentares
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Criado em 1955 o Programa Nacional de Alimentação escolar completou 65 anos e consolida-se como umas das mais importantes e duradoras políticas públicas do campo da alimentação e nutrição do país. Com caráter universal e gratuito contribui para a garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável de milhões de estudantes brasileiros. Nesse contexto o cardápio escolar constitui uma importante ferramenta de operacionalização do programa, visto que incorpora todos os princípios e normativas que norteiam o mesmo, bem como contribui para educação alimentar e nutricional dos escolares por meio da oferta de refeições saudáveis. Desse modo, identificar o padrão alimentar presente nesses cardápios e seus determinantes torna-se importante, devida a escassez de estudos em âmbito nacional, principalmente aqueles que identificam os padrões por meio da análise de componentes principais. Diante desse contexto o objetivo desse trabalho é analisar os padrões alimentares de cardápios executados em unidades escolares assistidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e os aspectos relacionados. Para tal, serão utilizados dados secundários inéditos de um estudo observacional de caráter transversal e abordagem quantitativa intitulado “Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelo de Gestão e Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, realizada no período de 2006 a 2008, no qual foram avaliados 22.107 escolares, de 6 a 19 anos de idade, em 1.112 escolas localizadas em 694 municípios brasileiros. Os padrões alimentares serão identificados de acordo com alimentos presentes nos cardápios executados, por meio da análise de componentes principais. Os cardápios foram avaliados por meio da pesagem direta de todos os alimentos oferecidos no dia de coleta de dados na escola, em todas as refeições. As demais informações serão provenientes de outros questionários aplicados nas escolas sorteadas na pesquisa. Posteriormente serão utilizados modelos de regressão linear múltipla para avaliar a associação dos padrões alimentares com os determinantes socioeconômicos, de localização, gestão e infraestrutura das unidades escolares. As análises considerarão um nível de significância de p<0.05.

Interno - 2966564 - IZABELA MARIA MONTEZANO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - CRISTINE GARCIA GABRIEL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10