UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA RAMOS DA MOTA
16/11/2020 11:29

DISCENTE: JULIANA RAMOS DA MOTA
DATA: 23/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PADRÕES ALIMENTARES ADOTADOS POR ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DURANTE HORÁRIO ESCOLAR E SEUS FATORES ASSOCIADOS
PALAVRAS-CHAVES: padrões alimentares; adolescentes; alimentação escolar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Atualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracteriza a obesidade como a epidemia do século, e tem nas crianças e adolescentes aqueles com maiores acometimentos. Nessa fase a família e a escola são fundamentais para a formação de hábitos alimentares saudáveis. As escolas públicas são responsáveis por oferecer por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alimentação saudável e adequada aos escolares, além de ações de Educação Alimentar e Nutriconal (EAN), no entanto, seu interior ainda conta com a presença de cantinas que costumam comercializar alimentos ultraprocessados. O presente estudo tem como objetivo analisar os padrões alimentares de adolescentes do ensino público, no período em que se encontram dentro da escola e fatores associados, dentre eles a participação no PNAE. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, observacional, transversal, que será realizado a partir da análise de dados secundários coletados no ano de 2007 pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Para extrair os padrões alimentares será utilizada análise fatorial com extração por componentes principais. Associações entre os padrões e as características dos escolares serão verificadas por meio de análises de regressão linear múltipla.

Presidente - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Externo à Instituição - MARIANA SCHIEVANO DANELON
Externo à Instituição - DANIELA SILVA CANELLA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e