UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE SANTOS DE JESUS
16/11/2020 11:25

DISCENTE: CAROLINE SANTOS DE JESUS
DATA: 24/11/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: PADRÕES ALIMENTARES DE ADOLESCENTES FORA DO PERÍODO ESCOLAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, DEMOGRÁFICOS E ESTADO NUTRICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: padrões alimentares; adolescente; estado nutricional
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

As últimas décadas foram marcadas por uma série de mudanças nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, observa-se um aumento na prevalência de obesidade e adoção de padrões alimentares não saudáveis. Atualmente no Brasil, a dieta dessa população passou a ser marcada pela alta ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e sódio, acompanhado de baixa ingestão de alimentos básicos como frutas e leguminosas. Sabe-se que a ocorrência destes hábitos alimentares pode ter relação com alterações bioquímicas e no estado nutricional destes indivíduos, aumentando assim, o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro. Através da avaliação do consumo alimentar é possível identificar os padrões alimentares e estabelecer relações com seus determinantes culturais, socioeconomicos e demográficos, auxiliando na elaboração de intervenções nutricionais mais efetivas para esta população.O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da oferta de refeições nutricionalmente equilibradas, tem um papel importante na formação de hábitos saudáveis em escolares da rede pública de ensino, de modo que, poucos sãos os estudos que avaliaram o consumo alimentar destes indivíduos fora do período escolar. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar os padrões alimentares de escolares no período em que se encontram fora da escola e sua associação com aspectos socioeconômicos, demográficos e estado nutricional. Trata-se de um estudo transversa, observacional, de caráter quantitativo, realizado a partir da análise de dados secundários da Pesquisa Nacional de Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e Controle Social do PNAE, no período de 2007. Para extrair os padrões alimentares será utilizada análise fatorial com extração por componentes principais, e as associações entre os padrões e aspectos determinantes serão verificadas por meio de análises de regressão linear múltipla.

Interno - 1819141 - KIRIAQUE BARRA FERREIRA BARBOSA
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - CARLA CRISTINA ENES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e