UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA SILVEIRA SANTOS
13/11/2020 08:08

DISCENTE: CAROLINA SILVEIRA SANTOS
DATA: 30/11/2020
LOCAL: virtual
TÍTULO: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: MANIFESTAÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA CIDADE DE ESTÂNCIA/SE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências e Biologia; Abordagens críticas; Práticas Pedagógicas

O ensino em uma perspectiva CTSA tem por finalidade promover discussões de maneira crítica acerca dos impactos dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e ambiente. Uma maneira de introduzir debates nesse âmbito é com o uso de questões sociocientíficas, que tratam de temas controversos em CTSA e contribuem para um ensino de ciências e biologia mais crítico e reflexivo. Sendo o professor um agente importante para a formação intelectual e social dos alunos, orientando e motivando-os na busca pelo conhecimento, seu papel é fundamental na escola. Assim, esse estudo propõe investigar as concepções e práticas pedagógicas manifestadas por professores de ciências e biologia da rede básica de ensino da cidade de Estância-SE sobre o uso da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de questões sociocientíficas (QSC). A coleta de dados foi realizada mediante questionários online e, a partir dos resultados parciais obtidos, através dos discursos apresentados pelos docentes, pode-se notar que os mesmos apresentam concepções satisfatórias acerca da abordagem CTSA, com a aplicação das mesmas em sala de aula e o reconhecimento dos benefícios de aulas nesse sentido, mencionando a aprendizagem significativa, maior motivação e envolvimento dos alunos com o conteúdo e a promoção da contextualização em ciências e biologia. Entretanto seus conhecimentos acerca da abordagem estão mais relacionados a troca de experiências com colegas do que suas formações acadêmicas. Com relação à QSC, evidenciam os assuntos que envolvem a saúde, com ênfase na pandemia de covid-19, na qual as aulas seriam mediadas com debates e discussões por 67% dos participantes da pesquisa e o uso de textos científicos por 33%. Refletem desta forma questões do momento atual, mas explicitam pouco de suas vivências cotidianas. Os desafios parciais relatados pelos docentes no planejamento e aplicação de aulas baseadas em QSC incluem o pouco tempo disponível e a falta de recursos pedagógicos nas escolas nessa perspectiva. A observação desses desafios será ampliada posteriormente ainda neste trabalho, acrescido das considerações que serão apontadas pelos docentes sobre um plano de aula envolvendo QSC. Nesse sentido, pesquisas que envolvem os professores e suas concepções em CTSA e QSC apresentam-se como fortalecedoras das reflexões sobre as práticas pedagógicas e das mudanças nas concepções de ensino.

Presidente - 353.642.460-00 - CARMEN REGINA PARISOTTO GUIMARAES
Interno - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Externo ao Programa - 1327911 - ISABELA SANTOS CORREIA ROSA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10