UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CATIA MARIA JUSTO
09/11/2020 08:45

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATIA MARIA JUSTO
DATA: 10/11/2020
LOCAL: meet.google.com/usr-hxhq-qsi
TÍTULO: INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA (ICSAP) EM SERGIPE-BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Hospitalização. Indicadores de Saúde. Políticas de Saúde. Estudo ecológico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA (ICSAP) EM SERGIPE-BRASIL. Antecedentes: Internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária(ICSAP) é um indicador que avalia indiretamente a efetividade deste nível de atenção. Depreende-se deste indicador que ao realizar-se o atendimento a tempo e efetivo na Atenção Primária à Saúde, internações hospitalares seriam evitadas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar as tendências das internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) no Estado de Sergipe e aspectos da relação que ela estabelece com os usuários. Metodologia: Empregou três estudos, um ecológico para verificação de tendências temporais, no período de 2008 a 2017, utilizando dados extraídos das Autorizações de Internações Hospitalares do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. O segundo estudo através de uma análise de tendência temporal teve como objetivo conhecer a tendência da diabetes mellitus em Sergipe, tempo de duração de internação e gastos, no período de 2008 a 2017. O terceiro estudo foi uma pesquisa de dados primários, durante o período de 15 de fevereiro a 31 de outubro de 2018, aplicando questionários em pessoas hospitalizadas no Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo foi conhecer a interação entre portadores de condições sensíveis à atenção primária em saúde com a unidade básica de saúde de sua respectiva área. Todos os dados dos estudos foram lidos e analisados pelo programa estatístico R. Resultados: O primeiro estudo mostrou que ocorreram 608.083 internações, excetuando-se as obstétricas. Destas, 125.497 foram casos de ICSAP (20,6% das internações), representando uma taxa média de 5,6 ICSAP por mil habitantes (5,7 no sexo masculino e 5,8 no feminino). A tendência descreveu uma curva em U, decrescente no período de 2008 a 2011, com pouca oscilação de 2011 a 2014, ascendente de 2014 a 2017. A partir dos 70 anos de idade a taxa foi consideravelmente maior nos homens. Em todo o período, as causas de ICSAP mais frequentes foram: gastrenterites e complicações (15,6%), infecção do rim e trato urinário (9,4%), asma (9,2%), insuficiência cardíaca (8,8%), cerebrovasculares (8,1%), diabetes mellitus (7,2%). O segundo estudo verificou que houve tendência crescente na proporção de diabetes mellitus entre as internações, de 5,9% em 2008 a 8,1%, em 2017. Predominou em mulheres, com taxa de 4,4/10 mil habitantes versus 3,8/10 mil habitantes para homens. A pesquisa de dados primários entrevistou homens (54%) e mulheres (46%). A média de idade foi de 54 anos, tinham baixa renda e baixa escolaridade, conheciam e utilizavam a unidade básica de saúde de sua área, mas optaram pelo hospital como primeiro lugar de atendimento. Conclusões: A tendência de ICSAP em Sergipe no período de estudo descreveu uma curva irregular. A taxa de diabetes mellitus cresceu no período, sendo mais frequente entre mulheres e homens idosos. O tempo de internação por diabetes mellitus aumentou discretamente, sem relação com a idade e o sexo. A distribuição dos gastos foi irregular, com resultante descendente. O enfrentamento da baixa acessibilidade da Atenção Primária à Saúde deve melhorar as taxas de ICSAP.

Interno - 1243900 - JOSE AUGUSTO SOARES BARRETO FILHO
Externo ao Programa - 3357466 - MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA GÓES
Externo à Instituição - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10