Banca de DEFESA: ANNE CAROLINE MELO SANTOS
06/11/2020 15:59
Contexto: A Engenharia de Software tem utilizado bastante documentação textual para representar os requisitos do sistema. Para algumas pessoas, as descrições textuais podem não ser suficientes para entender o que precisa ser desenvolvido, sendo necessária a utilização de outros meios de visualização. Objetivo: Este trabalho teve por propósito propor e analisar uma abordagem multimídia, para apoiar a compreensão e manutenção de software, como alternativa às técnicas tradicionais de documentação de requisitos, avaliando se a utilização do plug-in CodeMedia aumenta a efetividade da compreensão e manutenção de sistemas. Método: Inicialmente, foi realizado um mapeamento sistemático para identificar as abordagens que promoviam o uso de recursos multimídia na Engenharia de Requisitos, como suporte no processo de compreensão e manutenção de software. Por fim, foi realizado um experimento controlado na indústria para avaliar a eficiência e a eficácia da abordagem multimídia proposta. Resultados: Para o estado da arte, foi identificada uma grande variedade de abordagens que promoviam o uso de multimídia na ER, dentre elas: TRECE, MURMER, Wiki System Multimedia, Storytelling, Virtual World Environment, VisionCatcher, PRESTO4U, ReqVidA, CrowdRE, AVW, The Software Cinema Technique, Dolli Project, UTOPIA, bem como abordagens sem nomes explícitos. Com a execução do processo experimental, evidenciou-se que a abordagem multimídia apresentou os melhores resultados, especialmente, em termos de eficácia (média de acertos para cada tarefa implementada) e nível de satisfação do cliente. A primeira com uma média aproximada de 4 acertos por tarefa, número superior à média de acertos sem o uso da abordagem; e o segundo, com um aumento de 7% no nível de satisfação do cliente. No que se refere à média de tempo de codificação e ao nível de compreensão do código, a abordagem multimídia se mostrou menos eficiente. Com uma média aproximada de 49 minutos por demanda, resultado superior à média de tempo sem o uso da abordagem; e uma queda de 16% no coeficiente de compreensão de código. Esses resultados podem estar correlacionados com o estilo de programação e o tempo de experiência dos programadores. Conclusão: Após ser analisado o estado da arte, evidenciou-se que houve consenso favorável quanto ao uso de multimídia em ER. Os estudos selecionados demonstraram ser favoráveis à adoção de mídia para persistir os requisitos de software. Com a avaliação experimental, foi constatado que a abordagem multimídia foi mais eficaz em termos de acertos na codificação e nível de satisfação do cliente com o produto final, tornando-a uma opção a ser considerada para elicitação e registro dos requisitos. É provável que, em um contexto com programadores iniciantes, os resultados sejam muito mais promissores para abordagem.
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