UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: REGINA ADALVA DE LUCENA COUTO OCEA
27/10/2020 15:15

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINA ADALVA DE LUCENA COUTO OCEA
DATA: 25/11/2020
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, DA CRONICIDADE E DA EXPRESSÃO GÊNICA NA FEBRE CHIKUNGUNYA
PALAVRAS-CHAVES: febre chikungunya, artrite, resposta inflamatória, expressão gênica, RNA-seq.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A Febre Chikungunya (FC) tornou-se uma epidemia recente no Brasil, emespecial, na região Nordeste. Ressalta-se além do quadro viral agudo o aparecimento deartralgias difusas e artrite, muitas vezes incapacitante com evolução para cronicidade de40% a 87% dos casos. Apesar disso, existem poucos protocolos orientando o tratamentodestes pacientes e escassos estudos avaliando as características clínicas,epidemiológicas e sorológicas, principalmente do aspecto inflamatório e moleculardeste grupo de pacientes. Objetivo: Identificar as características clínicas na evolução dadoença e os aspectos associados à cronicidade articular e analisar o tipo de expressãogênica nessa doença. Método: Estudo de coorte prospectiva acompanhada no serviço deReumatologia do Hospital Universitário de Sergipe (HU/UFS-SE) durante 24 meses.Foram realizadas avaliação clínica, coleta de exames laboratoriais gerais, e pesquisa daexpressão gênica pela análise do transcriptoma, através do sequenciamento do RNA,pela técnica deep-sequencing (RNA-seq). Estas coletas foram feitas no laboratório debiologia molecular do HU/UFS-SE em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo,onde foi analisado o RNA-seq. Foram comparados os grupos crônicos e não crônicos.As variáveis categóricas foram expressas em frequências absolutas e percentagens. Paraa comparação entre os grupos foi utilizado o teste T-Student para dados paramétricosindependentes ou teste de Mann-Whitney para dados não-paramétricos. Para os modelosde regressão foi calculado Odds Ratio e a Relação de Risco, sendo realizadoposteriormente uma regressão logística multivariável. Para a análise de probabilidaderealizou-se a curva de Kaplan-Meier. Foi considerado para todas as análises estatísticasum intervalo de confiança superior a 95% (p<0,05). Resultados: Analisou-se 246pacientes com FC, sendo que 92,3% tiveram o diagnóstico confirmado pelo qRT-PCR,com uma taxa de cronicidade de 54,3%. Os principais fatores associados à cronificaçãoforam a idade, sexo feminino, artralgia, mialgia, linfoadenopatia e uso de AINEs(p<0,005). Após uma regressão logística ajustada identificou-se que apenas a idade,sexo feminino, linfoadenopatia e uso de AINEs permaneciam como fatoresindependentes. A curva de sobrevida Kaplan Meier identificou que após 90 dias afrequência de cronicidade foi de 10,5%, aumentando gradativamente, chegando a 30%no primeiro ano. Os principais sintomas reumatológicos crônicos foram as doenças nãoinflamatórias, 25% de DAIC e 5% de doença crônica autoimune (Artrite Reumatoide eArtrite Psoriásica). A positividade do qRT-PCR foi observada em 73% dos casoscrônicos, no entanto não foram observadas diferenças clínicas e da evolução nacomparação dos pacientes com qRT-PCR positivos e negativos A análise dotranscriptoma foi realizada em 39 pacientes da fase aguda e 6 da fase crônica. Dentre osprincipais genes observados destacam-se o EIF (fatores de iniciação de traduçãoeucariótica) e o IRF7 importantes no processo de replicação viral, além do geneDDX3Y e do EIF1AY, relacionados à evolução crônica. Conclusão: A morbidadeosteoarticular na FC, principalmente devido ao seu aspecto crônico, apresentamincertezas na sua fisiopatologia. Nossos achados demonstram que manifestações agudasexacerbadas, idade avançada, sexo feminino e linfoadenopatia são fatores associados àcronicidade. A identificação de alguns genes indutores de IFN e os EIFs na vigência dadoença pode fomentar estudos futuros esclarecedores para o tratamento e prevenção daFC.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - CLÁUDIA DINIZ LOPES MARQUES