Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH DE SOUZA OLIVEIRA
27/10/2020 12:17
Esta dissertação objetiva compreender a formação de valores possibilitados por uma produção didática na construção da escola republicana empreendida por meio de conhecimentos específicos, como o ensino de História. A pesquisa contempla o recorte temporal entre 1890 e 1896 e pretendeu dialogar em torno do homem ideal republicano e dos valores preconizados pelo Marquês de Condorcet. Para tanto, procedemos pela contextualização do período demarcado, pela reflexão sobre o livro de leitura e sua função no despontar da República. A análise realizada também intencionou compreender melhor as idealizações do autor do livro de leitura, sua trajetória e escritos em impressos periódicos, para, ao fim, em um cruzamento de informações respondermos as questões desta pesquisa que, em linhas gerais, busca compreender a transmissão dos valores pelos conhecimentos específicos presente em Cousas Brasileiras de 1896, com enfoque no ensino de História. Buscamos, ainda, a partir disto, identificar os aspectos colonizadores que se fazem presente na transmissão dos valores aos jovens brasileiros. A investigação situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa em Educação, do tipo documental, com procedimentos de análise de conteúdo que abarca técnicas que auxiliam na análise dos dados coletados. Esperamos com este estudo demonstrar como a formação dos valores valia-se dos conhecimentos específicos como uma iniciativa de afirmação política-ideológica para o desenvolvimento de uma nacionalidade brasileira.
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