UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE ANDRADE SANTOS
26/10/2020 09:57

DISCENTE: ADRIANA DE ANDRADE SANTOS
DATA: 20/11/2020
LOCAL: OnLine
TÍTULO: MARIA THÉTIS NUNES NA DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL DE SERGIPE (1951-1955)
PALAVRAS-CHAVES: Administração Escolar. Colégio Estadual de Sergipe. Maria Thétis Nunes.

A presente dissertação tem como proposta compreender a atuação de Maria Thétis Nunes como diretora do Colégio Estadual de Sergipe entre os anos de 1951 a 1955, período que marca o início e o término de suas funções como dirigente da citada instituição de ensino. Este estudo insere-se no campo da História da Educação e constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico, documental e bibliográfico que comunga princípios defendidos pela História Cultural. Os fundamentos teórico-metodológicos que cimentam este trabalho atendem aos conceitos de “intelectual” e “redes de sociabilidades” defendidos por Jean-François Sirinelli, articulados aos conceitos de “campo” e “habitus”, de Pierre Bourdieu, os quais subsidiarão o processo de análise dos dados coletados. Dentre as fontes documentais apresentam-se: livro de ponto do professor, livro de contrato de funcionário, livro de registro de diploma, ata de relatório escolar anual, ata de resultado final, ata geral de exame, ata de prova oral, ata de reunião da congregação escolar, atestado, boletim, caderneta de aula, publicação em jornal, revista e, diário oficial, fotografia e, principalmente, livro de correspondência expedida e recebida do mencionado estabelecimento de ensino. Em análise preliminar e, por meio de entrevistas semiestruturadas, foi identificado que os relatórios de final de ano permitirão compreender um pouco mais sobre a atuação de Maria Thétis Nunes como regente do Colégio Estadual de Sergipe, além de nos revelar a situação educacional da principal casa de ensino secundário sergipano na época em voga.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 426612 - JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES
Externo à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS