UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DHIONE OLIVEIRA SANTANA
23/10/2020 11:41

DISCENTE: DHIONE OLIVEIRA SANTANA
DATA: 29/10/2020
LOCAL: via plataforma google meet
TÍTULO: “A Narrativa do Câncer nas Telenovelas da Rede Globo”
PALAVRAS-CHAVES: Telenovelas; Merchandising Social; Saúde e Doença; Câncer; Análise de Conteúdo
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

Nenhuma outra obra de ficção audiovisual no país conseguiu despertar tanto a aderência e o interesse da sua audiência quanto às telenovelas, tendo como uma das suas denominações possíveis, “a narrativa da nação”. Mesmo tendo sua origem ligada a literatura dos romances franceses no século XIX, aqui o gênero se “abrasileirou”, adaptando-se a uma nova estética e temas que representam o cotidiano dos brasileiros, com destaque para questões de relevância social como a saúde e a doença. Neste sentido, o merchandising social ganha força, principalmente na Rede Globo, emissora de destaque do país, que tem às telenovelas, sobretudo das 21h, como a sua principal estrela da grade de programação. Não raramente esses produtos, por meio do conhecido merchandising social, abordaram temas delicados como o câncer, doença que atingirá para cada ano do triênio 2020-2022, 625 mil casos novos de câncer. O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 tipos diferentes de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células anormais com potencial de invadir os tecidos sadios do organismo. Sua origem se dá por condições multifatoriais, uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Esses fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o câncer, e por serem diversos, também são múltiplos os seus fatores de risco, a depender de como o câncer se manifestar no organismo. Uma vez que as telenovelas abordam tal condição de saúde, elas podem servir como fonte de conhecimento, de alerta de prevenção e autocuidado. Mas qual a sua capacidade para tal? Como é retratado o câncer nas telenovelas e quais são seus principais elementos narrativos, através dos quais se articulam os discursos sobre o câncer?. Nossa proposta nesse projeto é o de realizar uma análise de conteúdo em oito telenovelas da Rede Globo de televisão que retrata essa doença.

Presidente - 1820978 - RAQUEL MARQUES CARRIÇO FERREIRA
Externo ao Programa - 1060591 - VALERIA MARIA SAMPAIO VILAS BOAS ARAUJO