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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANNE DE LIMA BIANA ASSIS
20/10/2020 12:10


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANNE DE LIMA BIANA ASSIS
DATA: 23/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL: https://meet.google.com/aju-ksas-htu
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E A FORMAÇÃO EM SAÚDE PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÙDE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária a Saúde. Educação em Saúde. Ensino Superior.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

A Atenção Primária a Saúde apresenta-se como papel central do sistema de saúde e compreende que o cuidado deve ser universalmente acessível e o principal ponto de contato da comunidade com o sistema de saúde. Assim, as práticas educativas como atribuição do profissional da saúde neste cenário, compõe o processo de trabalho das equipes e para isso, o ensino em saúde enfrenta desafios na busca de mudar a formação dos profissionais de saúde. Este estudo tem como objetivo analisar os métodos de ensino para formação em Atenção Primária à Saúde dos cursos de Fisioterapia e Medicina, bem como analisar as práticas educativas realizadas na Atenção Primária à Saúde pelos estudantes de Medicina das universidades públicas e privadas do município de Maceió. Para tal foi realizada uma revisão sistemática e a partir a pesquisa bibliográfica foram identificados 1768 artigos, destes 1726 foram excluídos após leitura de títulos e resumos, sendo incluídos para leitura de textos completos 31 artigos. A partir da heterogeneidade de métodos e ferramentas usadas, estas foram divididas em não experienciais, experienciais e mistas. O estudo qualitativo considerou a análise do conteúdo segundo conjuntos de categorias descritivas de Bardin e assim, foram entrevistados 38 estudantes. A partir da análise do conteúdo evidenciou quatro eixos temáticos e suas respectivas categorias, sendo esses eixos: “Educação em Saúde”, “Vivência Prática”,” Cuidado em Saúde” e “Ações Educativas”. A atenção primária vista como ponto de partida para o cuidado integral exige que a graduação em saúde potencialize o saber ao longo do curso. Nesse contexto, é necessário revisar e discutir constantemente as metodologias de ensino para que a graduação ocorra em consonância com as necessidades populacionais. Diante da análise e síntese qualitativa dos estudos incluídos nessa revisão, foi possível identificar lacunas na literatura e, consequentemente, elaborar recomendações para os estudos futuros sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Externo ao Programa - 2027262 - ANNY GISELLY MILHOME DA COSTA FARRE
Externo ao Programa - 2928605 - GISELLE DE CARVALHO BRITO

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