UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ROBSON BEATRIZ DE SOUZA
19/10/2020 17:49

DISCENTE: ROBSON BEATRIZ DE SOUZA
DATA: 30/10/2020
LOCAL: http://meet.google.com/hikkhsh-vkn
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL PARA O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS
PALAVRAS-CHAVES: Repositório Institucional. Gestão da Informação. Ciência Aberta. Informação Científica. Comunicação Científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A escolha deste tema ocorreu pela necessidade caracterizada nos desafios que as instituições de ensino e pesquisa vêm adquirindo em relação à evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação. Dessa maneira, este trabalho aborda a possibilidade do uso eficiente das tecnologias de informação para promover adoção de produtos e serviços com a inserção da Gestão da Informação e assim reconhecer a importância da Ciência Aberta com contribuições necessárias para recomendar a construção de Repositório Institucional (RI) para as instituições de pesquisas. Este estudo tem como objetivo geral desenvolver estratégia de gestão da informação no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com adoção de mecanismos que simplifiquem a organização, a recuperação e a disponibilidade da informação científica. Apresenta-se com caráter de desenvolvimento experimental e descritivo, estruturado a partir de componentes teóricos e práticos. Por ser uma intervenção, buscou -se desenvolver estratégias de gestão da informação, com uma abordagem exploratória e qualitativa. Neste caso, optou-se pelo estudo da causa e o efeito da implantação de RI nas instituições de pesquisa no Brasil, a partir das perspectivas relevantes sobre a importância do RI na comunidade científica. Verificou-se, no desenvolvimento da pesquisa, o desafio que os profissionais da informação enfrentam para planejar ações em meio ao avanço tecnológico e como desenvolver produtos e serviços no campo profissional que sejam bem sucedidos, assim como, dentro deste contexto, a implantação e operação do Repositório Institucional. Por fim, foi possível desenvolver um relatório técnico conclusivo, estabelecendo os passos realizados na pesquisa.

Presidente - 937.064.215-34 - LORENA DE OLIVEIRA SOUZA CAMPELLO
Interno - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - RONALDO FERREIRA DE ARAÚJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf