Banca de DEFESA: MELÂNIA LIMA SANTOS
19/10/2020 17:36
Na atualidade, as sociedades têm apresentado preocupações quanto ao envelhecimento humano, principalmente no que se refere às mudanças biopsicossociais apresentadas na terceira idade. Essas mudanças podem impactar na qualidade de vida do idoso e podem se apresentar de forma negativa ou positiva. Negativa, quando sofrem com questões próprias da idade, como perda da memória, exclusão social, surgimento de doenças; positiva, quando o idoso aceita sua condição e procura se adaptar ao modo de vida moderno, como a leitura, acesso ao conhecimento por meio dos diferentes recursos informacionais, que o estimulam mentalmente, conduzindo-o ao reconhecimento da sua identidade. Esta dissertação apresenta o Letramento Informacional (LI) na perspectiva da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, com pessoas da Terceira Idade que frequentam e utilizam o espaço da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, em Aracaju/SE. Esse estudo se justifica pela temática pouco referenciada em estudos científicos no Brasil. Seu objetivo é analisar o processo de letramento informacional por meio das práticas de LI do público idoso que a e frequenta a referida biblioteca ou aí trabalha. O método usado para o desenvolvimento desse trabalho é o indutivo, sendo sua abordagem qualitativa, de caráter exploratório e natureza aplicada. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como uma investigação científica empírica, na qual as ações planejadas foram elaboradas para responder às questões sobre o problema levantado de uma realidade social. Quanto ao instrumento de coleta de dados, o trabalho se apoia na análise bibliográfica levantada e nos questionários semiestruturados aplicados de forma on-line. Para embasamento teórico foram utilizadas obras de especialistas, além dos documentos de base legal. Como produto para o mestrado profissional, produziu-se uma cartilha informativa e também educativa em LI cujo intuito é apoiar os idosos nas suas práticas cotidianas quanto à utilização da informação nas bibliotecas. Conclui-se, assim, que o LI é um importante aliado no processo de aprendizagem do usuário idoso em bibliotecas públicas, além de possibilitar o acesso às informações e contribuir para o bem-estar desse público tão singular.
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