Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS WENDEL SILVA SANTOS
16/10/2020 16:38
O Teatro constitui um campo artístico de diferentes linguagens e técnicas. Oensino de Teatro nos diferentes graus de ensino é um grande desafio que vemsendo discutido academicamente. Desta maneira, e importante aprofundar asexperiências teatrais educativas para além das datas comemorativas e fazer doteatro parte da vida social das pessoas. Quando se fala de Teatro de Animaçãono contexto da inclusão percebemos que há uma lacuna no conhecimento e aoafunilar este processo atrelado ao ensino de teatro de bonecos para criançascom autismo percebemos que as discussões precisarão ser mais consistentese críticas. Assim, este trabalho pretende compreender como o teatro e os jogosteatrais, numa perspectiva inclusiva, podem contribuir para o desenvolvimentoda comunicação da pessoa com autismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,cuja metodologia utilizada é a pesquisa-ação no contexto da arte-educação. Foirealizada de X a X, semanalmente, integrando um total de X encontros. Otrabalho foi dividido entre as observações das sessões terapêuticas defonoaudiologia do GEPELC/UFS e as intervenções teatrais com Teatro deAnimação. Para a efetivação da pesquisa, os instrumentos de coleta de dadosforam a observação participante, diário de bordo, intervenção com jogosteatrais, gravação em vídeo e entrevistas semi-estruturadas. Como resultadoparcial foi percebido que é possível vincular o ensino de Teatro de Animaçãocom a Comunicação Alternativa e Ampliada para o trabalho com crianças comautismo.
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