UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de DEFESA: DARIELA SANTOS PASSOS
30/04/2012 10:24


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARIELA SANTOS PASSOS
DATA: 15/05/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do DED
TÍTULO:

A Educação Algébrica no 8º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Ribeirópolis/SE: entendimentos dos professores de Matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Professores de Matemática. Ensino de Álgebra. Registros de Representação Semiótica. Dimensões da Álgebra.


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente estudo tem por objetivo investigar os registros de representação semiótica privilegiados por professores de Matemática de Ribeirópolis/SE, do 8º ano do Ensino Fundamental, ao enfocar o objeto matemático álgebra em suas distintas dimensões. Para tanto, fundamentamo-nos na teoria dos registros de representação semiótica, desenvolvida por Raymond Duval e nas distintas dimensões da álgebra, propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa, apoiada nos princípios propostos por Alves-Mazzotti e Gewandsznajder e Lüdke e André. Além disso, também nos apropriamos da análise de conteúdo, organizada por Bardin (2010), para analisar os instrumentos de coleta de dados, a saber: o livro didático utilizado pelos professores, os cadernos dos alunos e entrevistas com os docentes. Ao realizar a apreciação dos instrumentos de coleta de dados observamos que os docentes, exceto o Prof B, priorizam a dimensão da álgebra como estrutural, contrariando o exposto no livro didático, cuja prevalência é sobre a dimensão da álgebra como equações. Apesar disso, constatamos que o livro didático é norteador das escolhas desses professores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLADYS DENISE WIELEWSKI - UFMT
Interno - 1546518 - IVANETE BATISTA DOS SANTOS
Presidente - 1308179 - RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e