UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Outorga Prêmio CAPES de Tese - Edição 2020- Dra. Paula dos Passos Menezes
01/10/2020 10:34

Parabéns, Dra. Paula dos Passos Menezes pelo Prêmio Capes de Tese - Medicina I.

TÍTULO DA TESE: Tecnologias para estudo e tratamento da insuficiência venosa crônica: Desenvolvimento de microambientes e abordagens nanotecnológicas

Uma pesquisa translacional foi conduzida a fim de desenvolver tecnologias para estudo e tratamento de úlceras venosas, através de abordagens nanotecnológicas e da medicina regenerativa. Os principais achados mostraram que a resposta de células tronco às matrizes extracelulares biomiméticas foi diretamente relacionada a rigidez do microambiente, sem danos a viabilidade celular. Além disso, foram desenvolvidas meias compressivas seguras e não irritantes contendo hesperetina nanoencapsulada, que se mostraram promissoras para o tratamento clínico de úlceras venosas.

Sobre a autora:

Farmacêutica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-2014), Mestra em Ciências da Saúde (UFS-2015) e Doutora (2019) pelo mesmo programa, na área de concentração Estudos Clínicos e Laboratoriais em Saúde, com período sanduíche (2017-2018) na Divisão de Biomateriais e Biomecânica do Departamento de Odontologia Restaurativa da Oregon Health & Science University (OHSU-Portland-EUA). Experiência docente em disciplinas do núcleo profissionalizante do curso de Farmácia. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade (LeFT-UFS). Atua principalmente na área de Tecnologia Farmacêutica, com ênfase em sistemas de liberação de fármacos, como complexos de inclusão e nanopartículas utilizando produtos naturais, biomateriais têxteis, impressão 3D, engenharia tecidual, medicina regenerativa e células tronco. Além disso, tem experiência com diversas técnicas analíticas, bem como ensaios clínicos e pré-clínicos. Participa de importantes sociedades profissionais e atua como revisora ad hoc de diversos periódicos científicos internacionais. Dra. Paula Menezes possui 53 artigos publicados em revistas internacionais de impacto importante para sua área de atuação, 20 depósitos de patentes no INPI e recebeu 18 prêmios incluindo Melhor Dissertação de Mestrado (2015), Prêmio de Jovem Cientista (2013), Pesquisador Jr (2015 e 2017), Inventor Independente (2019). Adicionalmente, Paula é coordenadora das redes sociais SejaPhD onde trata de temas relacionados a pós-graduação com ênfase em escrita de textos científicos.

#prêmiocapestese2020

#orgulhodeserufs

#ppgcs.ufs

#ppgcsrumoao6