UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIO SILVA DOS SANTOS
30/09/2020 09:46

DISCENTE: LUCIO SILVA DOS SANTOS
DATA: 26/10/2020
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Memórias da minha Terra: abordagem da história local em escolas do Município de Crisópolis (BA)
PALAVRAS-CHAVES: Crisópolis (BA). Ensino de História. História Local. Identidade. Pertencimento.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Esta pesquisa apresenta proposta de abordagem da história local no ensino de História do Ensino Fundamental (anos finais) da Educação Básica, em escolas públicas do Município de Crisópolis, estado da Bahia. A pesquisa segue as seguintes etapas e procedimentos: discussões e perspectivas da abordagem da história local na área de Ensino de História; levantamento de documentos e diretrizes a respeito do ensino de conteúdos de história local; diagnóstico do ensino e/ou indicações de conteúdos de história local em currículos e/ou na prática de ensino de professores de História do município; levantamento de fontes a respeito da história de Crisópolis, produção de escrita de aspectos históricos do Município de Crisópolis; elaboração de produto para abordagem da história local em escolas do Município de Crisópolis. A investigação levou em consideração a importância da abordagem de história local e cotidiano para o processo ensino-aprendizagem como dimensões importantes para a formação de identidades e pertencimento dos estudantes. A partir dos resultados diagnosticados no município de Crisópolis (BA), foi realizada a produção de material didático voltado para história local, mais precisamente, uma cartilha em formato digital e impresso, para a utilização por professores e estudantes. Para a composição do produto, além do levantamento de referências bibliográficas, foram levantadas fontes orais (memórias de expressão oral), escritas e iconográficas. A cartilha deverá ser composta por três partes: Sugestões de uso da cartilha (professores); Histórias da Minha Terra; Propostas de atividades (sequências didáticas). O material deverá oferecer um suporte didático para o professor de História, informações e fontes para o ensino e aprendizagem de aspectos históricos do município de Crisópolis (BA), destacando três eixos ou temas da história local: lugares de memórias; personagens da minha terra; acontecimentos e festividades.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Externo à Instituição - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10