Banca de DEFESA: MIRABEL DOS SANTOS
29/09/2020 08:08
Com o surgimento da rede e das mídias digitais, as mensagens passaram a circular por distintas plataformas exigindo de seus usuários/leitores novas competências para utilizar os diversos hardwares, softwares e seus protocolos. As tecnologias da informação e comunicação vêm transformando a cognição dos sujeitos, exigindo – frente ao consumo de conteúdos distribuídos –, além de distintas habilidades, também competências específicas, estas, denominadas de competências transmídia. A presente dissertação, a partir do cenário encontrado no Colégio Estadual Barão de Mauá (Aracaju-SE), objetivou mapear as competências transmídia presentes no processo de escolarização dos estudantes da 3ª Série do Ensino Médio do referido colégio, contribuindo para guiar práticas, no espaço formal de educação, mais consonantes com a atual ecologia midiática e, consequentemente com o perfil dos estudantes em questão. Considerando as relações entre as mídias digitais, tecnologia e educação em uma era hiperconectada, buscou-se compreender como esses adolescentes estão consumindo, produzindo, compartilhando, criando e aprendendo em ambientes digitais. Assim, tomando como base o arcabouço teórico-metodológico do Projeto Transmedia Literacy, desenvolvido por Carlos A. Scolari e equipe, o presente trabalho, a partir de uma perspectiva dedutiva e de abordagem qualitativa com viés etnográfico, fez uso de técnicas como a observação participante, observação on-line, questionário on-line e entrevista semiaberta em profundidade. Os resultados confirmaram que as competências transmídia estão presentes no processo de escolarização dos estudantes, que o smartphone desponta como o principal artefato tecnológico utilizado e as mídias sociais digitais como principal canal de disseminação do conteúdo por eles produzido.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10