UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: THABATA ZELICE DA CRUZ DE MORAES
26/09/2020 12:16

DISCENTE: THABATA ZELICE DA CRUZ DE MORAES
DATA: 16/10/2020
LOCAL: videoconferencia no google meet
TÍTULO: CONSUMO ALIMENTAR DE ULTRAPROCESSADOS E SUA RELAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS MATERNAS E DO NEONATO ENTRE PUÉRPERAS DE BAIXA RENDA
PALAVRAS-CHAVES: PERÍODO PÓS-PARTO; CONSUMO DE ALIMENTOS; SAÚDE MATERNA.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: Durante o puerpério, as alterações fisiológicas, biológicas e psicológicas que ocorrem no corpo da mulher podem impactar significativamente nos seus hábitos alimentares, podendo aumentar principalmente o consumo de alimentos ultraprocessados. Além dos impactos do consumo desses alimentos no estado nutricional materno, há evidências que essa ingestão pode influenciar na saúde do neonato. Objetivo: Investigar a participação de alimentos ultraprocessados na dieta e sua relação com características maternas e do neonato entre puérperas de baixa renda. Métodos: Estudo transversal de base populacional, utilizando puérperas usuárias de 8 Unidades Básicas de Saúde do município de Aracaju/SE. Para caracterização da amostra, serão coletadas a partir de um questionário semiestruturado, informações socioeconômicas, prática do aleitamento materno, hábitos alimentares maternos, antropometria (altura, peso pré-gestacional auto relatado, peso atual, cálculo do ganho de peso gestacional, peso, comprimento e perímetro cefálico do lactente), antecedentes obstétricos e práticas alimentares do neonato (tipo de aleitamento materno e uso de fórmulas infantis). Para avaliação do consumo alimentar, será aplicado Recordatório Alimentar de 24 horas seguindo a técnica Multiple Pass com o auxílio do álbum fotográfico de alimentos previamente validado. Os dados dos recordatórios alimentares serão adicionados no software Globo Diet para cálculo do valor energético total da dieta, percentual de participação de ultraprocessados e classificação dos alimentos conforme o nível de processamento para classificação NOVA (MONTEIRO et. al., 2010). Para análise estatística, a análise de variância e teste de regressão linear serão utilizadas nas associações entre o consumo de ultraprocessados e as variáveis de caracterização da amostra. Em relação ao consumo de ultraprocessados, será analisado o consumo de macronutrientes conforme tercil de contribuição de ingestão de ultraprocessados, através dos testes t Student, análise de variância e testes não paramétricos. Para todas as análises estatísticas será adotado um nível de significância estatística de 5% (p˂ 0,05). O projeto será encaminhado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe.

Presidente - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - DANIELA DA SILVA ROCHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10