UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CLEIDE MARA BARBOSA DA CRUZ
22/09/2020 08:31

DISCENTE: CLEIDE MARA BARBOSA DA CRUZ
DATA: 22/09/2020
LOCAL: http://meet.google.com/kva-afkq-bqq
TÍTULO: CENÁRIO DO DESENVOLVIMENTO DOS PARQUES IENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E EMPRESARIAIS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Parques Científicos Tecnológicos; Desenvolvimento; Inovação.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os parques tecnológicos são ambientes de inovação que aceleram o desenvolvimento e geram emprego nas regiões em que se situam, sendo empreendimentos que promovem ciência e desenvolvimento de tecnologias, bem como inovação. Estes ambientes oferecem oportunidades para que empresas e universidades transformem suas pesquisas em processos e produtos, bem como influenciam para que exista uma proximidade entre universidades e empresas brasileiras, pois antes de existir essa cooperação, esse feito quase não era visto. A importância econômica que estes ambientes desencadeiam é grande, pois por meio destes o país continua com investimentos voltados a inovação tecnológica, propiciando a integração de diferentes instituições territoriais. Este estudo tem como objetivo geral analisar o cenário dos Parques Científicos, Tecnológicos e Empresariais do Brasil voltados ao desenvolvimento da interação entre instituições de pesquisa, empresas e governo. O trabalho utilizou uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva, tendo como objeto de estudo os Parques Científicos, Tecnológicos e Empresariais do Brasil. A estratégia de busca utilizada para obtenção dos dados foi por meio de questionários on-line, aplicados aos colaboradores e superintendentes dos Parques Científicos, Tecnológicos e Empresariais do Brasil. Os resultados coletados apresentaram um quantitativo de 66 Parques Tecnológicos analisados, em que foram aplicados questionários, sendo que destes obteve-se 28 respondentes. A região Sudeste apresentou o maior quantitativo de respondentes, sendo 12 Parques. Com relação aos segmentos de atividades econômicas priorizadas 27 Parques priorizam a Tecnologia da Informação. Os atributos mais importantes para os Parques são governança e gestão, sendo 24 Parques, e as principais motivações para criação dos Parques foram contribuição para o desenvolvimento, foram 23 Parques, e sobre os principais argumentos para manutenção dos Parques o estímulo ao empreendedorismo se destaca, pois os 28 Parques afirmam ser o principal argumento. As contribuições para o desenvolvimento e inovação dos Parques foram produtos e serviços inovadores, sendo 26 Parques, e as principais transformações regionais causadas por meio dos Parques foram as soluções tecnológicas para mercado, somando um quantitativo de 26 Parques. Os principais objetivos dos Parques brasileiros para os agentes sociais foram a participação dos editais, 20 Parques, o estímulo para o desenvolvimento de ideias empreendedoras nos Parques foi o uso de laboratórios, 25 Parques, e o principal órgão público apoiador dos Parques foi o Governo do Estado, 23 Parques. A política de incentivo ao desenvolvimento das empresas oferecidas no âmbito dos Parques se destaca a relação com universidades e centros de pesquisa, 25 Parques. A existência de agências de proteção e gestão da Propriedade Intelectual, abrange um percentual de 75% dos Parques, bem como existência de serviços de análise de oportunidades para novos negócios, já a capacitação em Propriedade Intelectual, abrange um percentual de 72%, apoio para encaminhamento dos registros de Propriedade Intelectual, 79%, e o acompanhamento dos registros 47%. A síntese das dimensões sobre Parques Científicos e Tecnológicos brasileiros, mostrou que o relacionamento Universidade-Empresa (UE) foi o mais citado pelos respondentes na pesquisa, sendo 28.

Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10