Banca de DEFESA: ADRIANA ANTONIA ALVES DO NASCIMENTO
15/09/2020 15:54
A pesquisa em tela tem como proposta a análise do ensino da ética em Serviço Social delimitando como objeto de estudo o desenvolvimento do Curso Ética em Movimento, na Bahia, no período de 2000 a 2017. O seu principal objetivo foi analisar a proposta política, pedagógica e metodológica do referido curso, implantado na regional a partir da deliberação do Conselho Federal em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social em encontro nacional da categoria em 1999. Trata-se de um contexto onde esses órgãos de orientação profissional identificavam a necessidade de aprofundar questões sobre a ética no âmbito político profissional, em especial, as orientações jurídicas-operacionais, refletidas no trato das denúncias éticas no âmbito das unidades regionais. Esse estudo, portanto, analisou o desenvolvimento do Curso Ética em Movimento na Bahia levando em conta os conteúdos programáticos, a metodologia adotada para a apresentação dos temas, material pedagógico utilizado, carga horária dos cursos, perfil dos/as facilitadores/as, locais de realização das turmas e avaliações feitas pelos cursistas acerca da atividade formativa. Metodologicamente esta pesquisa é de natureza descritiva, de base qualitativa e adotou como procedimentos técnicos a pesquisa documental e bibliográfica com abordagem qualitativa, orientada pela perspectiva do materialismo-histórico-dialético. Essa perspectiva, de cunho crítico, orienta a análise do objeto de estudo para além da sua aparência, da sua forma dada, possibilitando apreender a sua essência, a sua estrutura e a sua dinâmica histórica e social. O campo empírico foi o Conselho Regional de Serviço Social da Bahia (CRESS / Ba) e a principal fonte de pesquisa foram as propostas pedagógicas dos cursos, programações, relatórios e avaliações dos cursistas. Subsidiariamente foram analisados documentos fornecidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), quais sejam, a proposta original do projeto Ética em Movimento, artigo publicado pela gestão do CFESS quando do lançamento do Projeto e vídeo comemorativo de realização dos 10 anos do mesmo. No período estudado foram realizadas 23 turmas do curso Ética em Movimento na Bahia. A proposta político pedagógica dos cursos orientou-se por uma concepção de ética socialmente referenciada, com base na teoria social crítica e cujo valor ético central é a liberdade. A metodologia adotada, por coerência, estimula o pensamento reflexivo e a atitude inventiva estimulando o estabelecimento de compromissos com as transformações individuais e coletivas, com o fortalecimento do PEPP e melhor compreensão e instrumentalização do CEP. No entendimento dos cursistas, o aporte mais significativo que tiveram ao participar dos cursos foi a possibilidade de refletirem eticamente sobre o exercício profissional, o que implica na autocrítica e reavaliação da prática, qualificando e melhorando o desempenho dos/as assistentes sociais. Por todo o exposto conclui-se que a implementação do curso Ética em Movimento na Bahia vem contribuindo para qualificar o fazer profissional por meio do estímulo ao pensamento crítico na medida que o debate da ética instrumentaliza os sujeitos para os enfrentamentos aos desafios postos ao exercício profissional.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10