Banca de QUALIFICAÇÃO: ALICE DOS SANTOS SILVA
15/09/2020 15:02
Em conjunto com outras mídias que se desenvolveram na internet, o podcast tem progressivamente ganhado público e espaço no Brasil. Em uma abordagem essencialmente qualitativa, apesar de considerar dados quantitativos, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a percepção de mulheres produtoras de podcast no Brasil acerca das relações de gênero que permeiam produção e consumo do meio, e possíveis inter-relações com os movimentos feministas. Para alcançar os resultados propõe-se primeiramente uma pesquisa bibliométrica e exploratória considerando os artigos sobre podcast publicados nos Congressos da Sociedade Brasileira de Comunicação Social – Intercom. A partir desses estudos foi possível iluminar questionamentos teóricos sobre as características da mídia, bem como reunir ponderações sobre seu funcionamento como ferramenta de difusão de conteúdo. Para a pesquisa empírica, realizou-se um levantamento dos programas mais escutados do país segundo os dados da PodPesquisa de 2018 que possuíam mulheres na equipe. Como ferramenta para coleta de dados, elencou-se a entrevista semiestruturada com mulheres produtoras desses programas que se voluntariaram a participar do estudo, e como método, a Análise Temática proposta por Laurence Bardin (2011).
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