Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA
11/09/2020 15:24
Diante dos avanços da sociedade contemporânea as tecnologias digitais são cada vez mais parte das interações dos atores sociais, em destaque, de forma gradativa, encontram-se as crianças, as quais se espelham nos pais e começam a explorar esse mundo digital de forma incipiente e protagonizar nas interações das culturas digitais. Esses protagonismos das crianças com as tecnologias digitais potencializam atos de currículo não experienciados nas práticas pedagógicas do contexto escolar. No entanto, estes atos estão presentes nos cenários das culturas infantis como experiências educativas nas práticas diárias. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo as crianças estão construindo atos de currículo com as tecnologias digitais. Esse estudo sustenta-se na epistemologia multirreferencial para um olhar plural dos fenômenos educacionais e também nas estratégias de metodologia participativa de pesquisa com crianças. Para tanto, essa investigação qualitativa tem como base a inspiração na etnografia para uma maior escuta de vozes das próprias crianças enquanto protagonistas das vivências das culturas infantis no digital em rede. Os dispositivos utilizados para a produção de dados foram: diário de campo para os registros, observação interativa que durou quatro meses no espaço privado familiar de duas crianças com faixa etária de três e cinco anos e momentos de brincadeiras. Previamente, os dados, a partir da aproximação com as crianças interlocutoras, demonstram a imersão gradativa das infâncias nas culturas digitais e por meio dos repertórios disponíveis, elas desenvolvem formas particulares de práticas educativas de maneira lúdica, os quais podem ser considerados atos de currículos emergidos nas interações cotidianas com as tecnologias digitais.
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