UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA
11/09/2020 15:24


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA
DATA: 30/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: “AQUI EM CASA COM MEU TABLET E O VIDEOGAME EU SEMPRE APRENDO UM MONTÃO DE COISAS”: ATOS DE CURRÍCULO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS DAS CULTURAS INFANTIS
PALAVRAS-CHAVES: Atos de currículo. Tecnologias Digitais. Protagonismos. Culturas Infantis.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Diante dos avanços da sociedade contemporânea as tecnologias digitais são cada vez mais parte das interações dos atores sociais, em destaque, de forma gradativa, encontram-se as crianças, as quais se espelham nos pais e começam a explorar esse mundo digital de forma incipiente e protagonizar nas interações das culturas digitais. Esses protagonismos das crianças com as tecnologias digitais potencializam atos de currículo não experienciados nas práticas pedagógicas do contexto escolar. No entanto, estes atos estão presentes nos cenários das culturas infantis como experiências educativas nas práticas diárias. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que modo as crianças estão construindo atos de currículo com as tecnologias digitais. Esse estudo sustenta-se na epistemologia multirreferencial para um olhar plural dos fenômenos educacionais e também nas estratégias de metodologia participativa de pesquisa com crianças. Para tanto, essa investigação qualitativa tem como base a inspiração na etnografia para uma maior escuta de vozes das próprias crianças enquanto protagonistas das vivências das culturas infantis no digital em rede. Os dispositivos utilizados para a produção de dados foram: diário de campo para os registros, observação interativa que durou quatro meses no espaço privado familiar de duas crianças com faixa etária de três e cinco anos e momentos de brincadeiras. Previamente, os dados, a partir da aproximação com as crianças interlocutoras, demonstram a imersão gradativa das infâncias nas culturas digitais e por meio dos repertórios disponíveis, elas desenvolvem formas particulares de práticas educativas de maneira lúdica, os quais podem ser considerados atos de currículos emergidos nas interações cotidianas com as tecnologias digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - LYNN ROSALINA GAMA ALVES
Externo à Instituição - JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf