Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DO NASCIMENTO
09/09/2020 13:04
Esta dissertação, vinculada à área de concentração Formação Docente, Planejamento e Avaliação Educacional e à linha de pesquisa Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), apresenta como objetivo geral compreender os saberes (re)construídos pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com vistas à identificação das concepções desses profissionais sobre a formação continuada em serviço ofertada pelo município de Delmiro Gouveia/Alagoas. Quanto aos objetivos específicos, por sua vez, elencam-se: mapear o perfil dos docentes atuantes no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em específico nas SRM da rede de ensino em questão; analisar as propostas formativas ofertadas para os profissionais das SRM; identificar o campo teórico-conceitual da formação e dos saberes docentes necessários ao AEE e às SRM. Esta pesquisa fundamenta-se em autores da área da educação especial e da inclusão educacional, dentre eles Maria Teresa Eglér Mantoan; Lucídio Bianchetti; José Geraldo Silveira Bueno, além de estudiosos que tratam dos temas formação docente e saberes docentes, tais como: Maurice Tardif; Selma Garrido Pimenta; Francisco Imbernón e Antonio Nóvoa. Metodologicamente, trata-se de uma investigação de cunho qualitativo que utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, pautando-se na análise de conteúdo de Laurence Bardin. A amostragem foi constituída por um conjunto de sete participantes. Os resultados da pesquisa apontarão os saberes mobilizados na prática cotidiana do AEE nas SRM, o perfil dos docentes que atuam no referido serviço e as contribuições da formação continuada recebida em serviço, através dos cursos formativos ofertados pela secretaria de educação do munícipio estudado, bem como os caminhos percorridos na pesquisa e a reflexão acerca dos temas discutidos, ancorados nos autores que fundamentam esta investigação e nos dados coletados através dos estudos e entrevistas realizados.
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