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Banca de QUALIFICAÇÃO: ADINOIA DA CONCEIÇÃO LIMA
09/09/2020 08:49


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADINOIA DA CONCEIÇÃO LIMA
DATA: 09/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: ambiente virtual devido ao COVID
TÍTULO: Culturas Populares, Cidade e Turismo: um estudo sobre o Largo da Gente Sergipana (Aracaju/SE)
PALAVRAS-CHAVES: culturas populares; cidade; espaço público; identidades; paisagem turística.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

O presente estudo busca analisar a relação entre cultura popular, cidade e turismo, considerando o papel do Largo da Gente Sergipana enquanto espaço público urbano; representação simbólico-identitária do estado e atrativo turístico-cultural de Aracaju. Trata-se de um nova construção urbana presente no centro de Aracaju, que absorve distintos usos e práticas citadinas, integrando também a paisagem turística da cidade. Nesse sentido, a pesquisa busca ainda: a) refletir sobre o processos de construção, inauguração e repercussão do Largo da Gente Sergipana, considerando-o enquanto representação simbólico-identitária do estado; b) compreender o papel do Largo como espaço público urbano, que está integrado às novas dinâmicas culturais e turísticas do centro de Aracaju surgidas nos últimos anos, a partir da inauguração e revitalização de espaços culturais no centro da cidade; c) investigar o Largo enquanto atrativo turístico-urbano, considerando sua relação com o Museu da Gente Sergipana e sua presença na paisagem turística da cidade de Aracaju. O estudo tem sido conduzido por meio do arcabouço teórico da Antropologia Urbana, tendo como base os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, por meio do método etnográfico e netnográfico, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação está imersa em um processo indutivo de pesquisa, utilizando-se da observação participante e não participante, entrevista semi-estruturada, uso de diário/caderno de campo, bem como registro fotográfico. Diante dos resultados preliminares, uma vez que a pesquisa se encontra em andamento, o estudo tem apontado que o Largo da Gente Sergipana desempenha importante papel na paisagem turística da cidade de Aracaju, contribuindo para a divulgação dos elementos simbólico-identitários do estado, bem como no processo de fortalecimento da capital enquanto destino turístico-cultural, por meio da associação da cultura popular com a capital sergipana. O Largo da Gente Sergipana foi construído, estrategicamente, no centro da cidade, estando próximo a outros equipamentos culturais da cidade, seguindo uma tendência mercadológica dentro de um circuito urbano com características turísticas e culturais. Nesse contexto, o referido espaço absorve práticas que intensificam a interação com a cidade, possibilitando estabelecer vivências citadinas pautadas na cultura popular do estado. O Largo funciona como extensão do Museu Gente Sergipana, englobando diversos usos e práticas, bem como absorvendo funcionalidades turísticas, culturais, artísticas, lúdicas, educativas e patrimoniais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1821173 - DENIO SANTOS AZEVEDO
Externo ao Programa - 2088364 - JOAB ALMEIDA SILVA
Presidente - 1362711 - ROSANA EDUARDO DA SILVA LEAL

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