UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANNE PEREIRA SILVA
04/09/2020 07:51

DISCENTE: ROSIANNE PEREIRA SILVA
DATA: 21/09/2020
LOCAL: meet.google.com/ecu-qhww-qbo
TÍTULO: PADRÕES DISCURSIVOS NA RODA DE CONVERSA: AVALIAÇÃO DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS EPISTÊMICAS
PALAVRAS-CHAVES: Rodas de Conversa; Interações Discursivas; Movimentos e Práticas Epistêmicas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este estudo buscou caracterizar e tecer comentários acerca de possíveis relações entre as ações de uma professora e alunos de uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental em Rodas de Conversa orientadas pela metodologia FA2 IA. As ações da professora foram caracterizadas por meio dos movimentos epistêmicos realizados durante o processo de ensino e as ações dos estudantes foram caracterizados pelas práticas epistêmicas. Para realizar a caracterização dos movimentos e práticas epistêmicas, recorreu-se às ferramentas analíticas especificas para interações discursivas. Como resultados há evidências de que as ações da professora na Roda de Conversa mostraram-se eficazes na realização de movimentos epistêmicos, visto que foram identificadas sete categorias nos três episódios realizados na Turma 1. Em relação às práticas epistêmicas, verificou-se que as Rodas de Conversa se mostraram propícias às suas ocorrências. Por fim, verificou-se que as relações identificadas entre movimentos e práticas epistêmicas permitem concluir que as ações da professora geram práticas epistêmicas nos estudantes e que, também, estas operações também são geradas pelas ações dos próprios estudantes inseridos na Roda de Conversa.

Presidente - 1629742 - EDSON JOSE WARTHA
Interno - 472.701.795-49 - ADJANE DA COSTA TOURINHO E SILVA
Externo à Instituição - MARIANA GUELERO DO VALLE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf