UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LARISSA SANTA ROSA DE SANTANA
30/08/2020 23:29

DISCENTE: LARISSA SANTA ROSA DE SANTANA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: AUTORIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Autoridade. Educação. Pedagogia Mista. Classificação. Enquadramento. Hierarquia dos Poderes. Prática Pedagógica.
ÁREA: Sociologia

Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida sob a ótica de pesquisa “Autoridade e Educação: uma perspectiva sociológica”, que por sua vez está ligada ao projeto de pesquisa “Autoridade e Educação: um debate sociológico”. Relaciona-se, também, ao ramo da educação à sombra de dois domínios do conhecimento, quais sejam: o da sociologia, auxiliado por Basil Bernstein; e o da pedagogia, com base nos comportamentos praticados nas instituições, cujas quais foram objeto de pesquisa de campo. O estudo consistiu num estudo de caso e teve por finalidade observar e pormenorizar a prática pedagógica de um grupo de professores, sendo cinco mulheres e cinco homens, que desempenham o papel nas turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino, da rede estadual de ensino de Simão Dias-SE. Para obtenção de informações foram observadas as três turmas, em que, na oportunidade, todos se mostraram bastante entusiasmados com a expectativa da pesquisa, visto que também julgam a autoridade um tema pertinente ao contexto escolar, isso porque, objetivam compreender melhor suas próprias relações com esta proposição. Os alunos que foram integrados à pesquisa foram selecionados em turmas e turnos distintos, para amplificar a versatilidade e, desse modo, sustentar a credibilidade dos resultados alcançados. Mediante metodologia qualitativa, a inquirição constituinte foi a principal técnica empregada para o recolhimento de dados, com assentamento de acontecimentos comunicativos entre professores e alunos em entrevistas e questionários, sendo mostrada aos educandos o sentido de que esta investigação poderia provocar proventos capazes de melhorar as relações entre estes e os professores. Ademais, também foram elaboradas entrevistas compenetradas com os educadores. No compasso do trabalho, vê-se que os conceitos de classificação e de enquadramento da teoria sociológica permitem a investigação de proporções da prática pedagógica prestigiadas na representação da pedagogia mista. Os rendimentos do estudo comprovam os apresentados pelo modelo, ao passo que a distinção do conhecimento em grau macro e os parâmetros de julgamento exprimem um enquadramento robusto, a apuração em grau micro e as regras hierárquicas exteriorizam um enquadramento ameno. Os liames entre as distâncias da professora e os alunos foram reputadas por uma fraca classificação.

Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
Presidente - 3359639 - IVAN FONTES BARBOSA
Interno - 1153453 - MARCO AURELIO DIAS DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e